Mesa multitoque apresentada na CES 2013 funciona como uma tela de raio-x

Playsurface: uma mesa de raio-x multitouch


Mesa multitoque apresentada na CES 2013 funciona como uma tela de raio-x

Aparelhos educativos também são o foco em algumas áreas da CES 2013 (Consumer Electronics Show) que acontece esta semana em Las Vegas, Estados Unidos. Em um dos estandes do Eureka Park, área dedicada a novas empresas e novas ideias, é possível conhecer a Playsurface.

A mesa sensível ao toque apresenta uma série de diferenciais em relação aos concorrentes. A primeira é ser muito mais barata. Por utilizar um projetor comum e sensores, o aparelho estava disponível em pré-venda por US$1.250 (aproximadamente R$2.500). Esse era o valor para quem financiasse o projeto através de sua página no Kickstarter. O preço baixo é possível por usar um projetor e uma câmera comuns adaptados ao que os engenheiros da empresa chamam de Blob Board. Essa placa de circuitos recebe as imagens filmadas e interpreta os movimentos e toques executados, liberando o computador principal para processar as imagens que serão projetadas.

Após superar sua meta no site de crowdfunding, chegando a 188% do valor necessário, os membros do time de desenvolvimento estão bastante animados e prometem o envio das mesas multitouch vendidas ainda em janeiro.

Mesmo sem fechar os olhos para o mercado caseiro, Len White, um dos engenheiros responsáveis pelo projeto, afirma que o foco principal é educativo. O programa apresentado durante o evento possibilita observar o corpo humano como em uma mesa de raio-x. Um aparelho deslizava sobre a figura de um homem e, por dentro do tubo, era possível ver os órgãos internos. O software ia além, possibilitando ao usuário escolher o nível de profundidade: pele, músculos ou órgãos.

Sem dúvida um aparelho que ajudará a popularizar as mesas multitoque, o que dá espaço para o surgimento de aplicações cada vez mais interessantes para a tecnologia.


Mesa multitoque apresentada na CES 2013 funciona como uma tela de raio-x

Fonte: Tech Tudo