Microsoft apresenta o Windows Phone 8, sistema para celulares

Microsoft apresenta o Windows Phone 8, sistema para celulares

Aparelhos com sistema chegam aos Estados Unidos em novembro.

Poucos dias após lançar o Windows 8, seu novo sistema operacional, e o tablet Surface, a Microsoft tenta recuperar o longo tempo perdido para os concorrentes e já realizou um novo anúncio. Desta vez, o destaque fica para o Windows Phone 8, novo sistema operacional para smartphones da companhia.

Os aparelhos com o sistema começam a chegar nos Estados Unidos em novembro com as operadoras Verizon, T-Mobile e AT&T.

Embora não tenha planos de lançar um celular próprio, a empresa foca o sistema para smartphones de companhias como a Nokia, sua principal parceria neste nicho de mercado.

Steve Ballmer, presidente da Microsoft, explicou o motivo de a empresa não ter um celular próprio. "Queremos aparelhos com diversos tamanhos de tela, formatos, mas com privacidade e segurança no software".

Entre os aparelhos que terão o Windows Phone 8 mostrados pelo CEO estão o Lumia 920, da Nokia, o Ativ S, da Samsung e o Windows Phone 8X da HTC. O Lumia 822, também da Nokia, será vendido por US$ 50 nos EUA.

O Ativ Odyssey, da Samsung, chega aos EUA em dezembro, enquanto o 8X e o Lumia 810 chegam para as compras do período de Ação de Graças. Samsung ATIV Odyssey coming in December, with the 8X by HTC shipping by Thanksgiving and the Nokia Lumia 822 shipping for $49. As lojas da Microsoft serão as primeiras a ter os aparelhos.

Blocos animados

Na apresentação de Joe Belfior, vice-presidente da Microsoft, ele disse que o Windows Phone 8 já tem mais de 120 mil aplicativos - a Microsoft se recusou a comentar o número de aplicativos do Windows 8, por outro lado, que ainda não aparecem em quantidade na loja virtual - e chega com suporte para 50 idiomas.

O foco inicial da apresentação ficou nos blocos animados, onde os aplicativos do usuário mostram informações sem a necessidade de abri-los. Ele disse ainda que "a interface de tela sensível ao toque foi criada pela Apple e depois copiada pelo Android". Ainda sobre os blocos, o usuário pode montá-los onde desejar e ainda definir seus tamanhos. "A tela é a impressão digital do usuário".

Muitos dos aplicativos irão interagir com a tela inicial do telefone, a tela "travada", apresentando informações - como já acontece nos sistemas iOS e Android. Aplicativos como CNN, Twitter, Chase, ESPN, The Weather Channel, PayPal, Audible, Michelin e outros irão apresentar informações para o usuário.

O Skype está presenta no telefone, integrado com ele e com as informações do usuário e de seus contatos, mas pouco foi falado sobre o programa para o Windows Phone 8.

Outra novidade é o "Data Sense". O telefone irá monitorar o uso de dados da rede móvel 3G ou 4G para que o usuário não precise pagar mais pelo plano de dados. Além de saber o quanto ele gasta, o sistema comprime as páginas da web para que elas tenham um tamanho menor e, desse modo, gastar menos dados.

Segurança para crianças e pais

A Microsoft gastou boa parte da apresentação, inclusive contando com a presença da atriz Jessica Alba, para mostrar a função "Kid"s Corner", Belfior diz que muitas crianças gostam de brincar com o celular dos pais e que, por acidente, acabam acessando redes sociais, enviando e-mails acidentais e comprando coisas na internet.

A função cria uma área específica no aparelho que apresenta jogos e outros aplicativos voltados para crianças. O pai cria uma área com jogos, músicas e vídeos para as crianças poderem usar estes recursos sem acessar outras áreas do telefone. "Queremos poder jantar ou dirigir com calma e, por isso, damos os celulares para as crianças. Para que elas o usem com segurança, esta área impede o acesso à outros elementos do telefone".

Contatos e compartilhamento

O Windows Phone 8 permitirá que os usuários criem salas com os contatos para poder trocar informações com um determinado grupo de pessoas em segurança. Chamado de "Rooms", Belfior mostra o grupo de sua família. Nele, é possível ver as atualizações das redes sociais apenas dos membros da família, ver e compartilhar fotos, ver a localização da pessoa e trocar mensagens privadas.

Ainda, por meio do SkyDrive, serviço de armazenamento na nuvem da Microsoft, é possível criar uma integração do telefone com o Windows 8. Uma foto feita com o celular é enviada para a nuvem e imediatamente pode ser acessada no PC.

O Office pode ser usado com o mesmo recurso. Um documento do Word feito no PC pode ser editado no smartphone ou tablet antes de uma apresentação, por exemplo.

Música

Belfior falou do recém-lançado Xbox Music, serviço de música digital para Windows 8, Xbox 360 (videogame da empresa) e, claro, os celulares com WP8. As músicas podem ser escutadas por meio da internet ou baixadas no aparelho. As listas de reprodução são sincronizadas entre os dispositivos.

Fonte: G1