Microsoft mostra tecnologia que extrai textos de fotos no Windows

Microsoft mostra tecnologia que extrai textos de fotos no Windows

Na imagem central aparece a foto de um documento e à direita o texto extraído da foto

A Microsoft publicou um vídeo que demonstra o funcionamento da tecnologia do SkyDrive que extrai textos de fotos no Windows 8.1. Basicamente, se o usuário desejar extrair algum conteúdo de uma página de jornal, por exemplo, basta tirar uma foto e passar o arquivo para o computador. Feito isso, o sistema operacional armazena os dois arquivos (foto e texto) na nuvem e o usuário pode buscar o conteúdo em caracteres fazem uma simples busca no PC.

Assim que a imagem é colocada na pasta de fotos do sistema, o Windows faz a checagem e gera um arquivo de texto, que fica guardado nas propriedades da foto. Para acessar as informações, o usuário precisa usar a barra do SkyDrive, que permite ler o texto e copiá-lo para ser editado no Word ou enviado para um e-mail cadastrado pelo usuário da máquina.

O nome técnico do sistema é OCR (sigla em inglês para Reconhecimento Ótico de Caracteres) e funciona através de algoritmos que reconhecem letras e textos - mais ou menos como o sistema que, automaticamente, põe rostos em evidência em uma fotografia para fazer alguma marcação. Em vez de fazer leitura biométrica, lê os caracteres na foto.

A Microsoft também anunciou que, no lançamento do seu novo software, o OCR do Windows 8.1 e SkyDrive estará disponível em inglês, português, espanhol, francês e alemão. Quem usa Windows Phone 8 com a opção de upload automático de fotos ao SkyDrive já deve estar acessando o recurso na plataforma de armazenamento da Microsoft, informou a empresa.

Veja a a demonstração no vídeo abaixo de como funciona a tecnologia. Para ajudar na compreensão, ative as legendas nas configurações do YouTube para a língua portuguesa.

Fonte: Tech Tudo