Microsoft lança plataforma para construir gadgets em casa; veja!

Gadgeteer permite que hackers desenvolvam plataformas para protótipos de dispositivos eletrônicos caseiros.

Hackers de hardware, que curtem construir seus próprios gadgets, devem dar uma olhada em uma novidade da Microsoft, que promete economizar tempo na hora de fazer protótipos de novos dispositivos: uma plataforma de desenvolvimento de software para gadgets feitos em casa, chamada .Net Gadgeteer.

?O .Net Gadgeteer utiliza o .Net Micro Framework para tornar a escrita de códigos para seu dispositivo tão fácil quanto fazê-lo para desktop, Web ou Windows Phone? explicou a empresa de Redmond no novo site que lançou para o software. A Microsoft prevê que o público inicial da plataforma sejam educadores, inventores e pessoas que desenvolvem por hobby. Os designers de hardware também poderão utilizar a ferramenta também para construir protótipos rapidamente.

O software foi desenvolvido pelo Grupo de Sensores e Dispositivos da Microsoft Research, divisão de pesquisas da empresa. Até agora, os pesquisadores já construíram diversos componentes a partir da plataforma, como uma câmera e um flipbook digital.

O Gadgeteer é uma plataforma para escrever softwares que controlam dispositivos simples feitos em casa, feito a partir de componentes compatíveis com ela. Começando com uma placa-mãe com processador integrado, os desenvolvedores podem montar um aparelho ao adicionar sensores, telas, câmeras, luzes, botões, controles de motor, entre outros componentes. As peças do Gadgeteer terão o mesmo tipo de conector, eliminando a necessidade de soldas.

Os usuários podem escrever seus códigos no Visual Studio, utilizando C# e o software de plug-in da Gadgeteer. Através do recurso Itellisense do Visual Studio, o software de código adiciona um conjunto de prompts que podem ajudar aos desenvolvedores a completarem seus códigos. O programa de controle resultante pode ser baixado para o dispositivo a partir de uma conexão USB para a placa-mãe.

A GHI Eletronics oferece um kit básico de componentes eletrônicos que é compatível com a Gadgeteer, que custa 250 dólares. A Microsoft espera que outros fabricantes de eletrônicos comecem a vender outras peças compatíveis com a plataforma.

Fonte: Uol-idgnow