Confira o comparativo de celular da semana com Moto E e Razr D3

Se você está em busca de um dos smartphones, confira abaixo o aparelho que mais merece seu investimento

Moto E e Razr D3? Quem vence a batalha? | Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O novo smartphone de entrada da Motorola tenta colocar em um pacote mais barato tudo o que vem dando certo desde o lançamento do Moto X. Porém, com o bom Razr D3 ainda à venda no mercado, a comparação é inevitável antes de decidir pela compra. Se você está em busca de um dos smartphones, confira abaixo o aparelho que mais merece seu investimento.

Desempenho: Moto E

Ambos os aparelhos trazem consigo processadores dual-core, mas o modelo encontrado no Moto E é mais recente e, notadamente, mais eficaz ? o Snapdragon 200, da Qualcomm. O Razr D3 vem equipado com um chip de baixo custo, fabricado pela Mediatek, lançado há um ano.

Em termos de memória, há empate. Os dois dispositivos vêm com 1 GB de RAM, 4 GB de armazenamento e entrada para cartão microSD de até 32 GB.

Bateria: Empate

Uma vantagem de aparelhos com hardware mais modesto é o baixo consumo de energia. Nesse sentido, os dois oferecem, de acordo com a fabricante, um dia inteiro de bateria ? isso apesar do Razr D3 ter uma duração ligeiramente maior.

Parte do desempenho do Moto E se deve à otimização do Android 4.4, que permite uma boa autonomia mesmo com uma tela maior e de maior resolução. Em resumo, bateria não é problema para ambos.

Tela: Moto E

Nesse quesito, o Razr D3 não consegue competir com o Moto E. O smart mais recente da Motorola traz uma tela 0,3 polegadas maior e com imagens mais agradáveis graças aos 156 pixels por polegada, em uma área de 540 x 960 pixels.

Dimensões: Razr D3

O Razr D3 é certamente mais compacto. Medindo 119.3 x 59.8 x 9.8 mm, suas dimensões são todas menores que as do Moto E, que somam 5 mm a mais na altura e largura, além de 2,5 mm a mais na espessura. O Razr também é 22 g mais leve ? são 120 g contra 142 g.

Design: Empate

Moto E e Razr D3 usam plástico na construção, e seu design não salta aos olhos de maneira alguma. Portanto, a aparência se trata mais de uma questão de gosto do que necessariamente qualidade no projeto dos aparelhos. Pode-se dizer, porém, que o Moto E leva pouca vantagem por seguir o padrão mais moderno da linha, inaugurado com o Moto X, mas não chega a ser um diferencial.

Câmeras: Razr D3

Qualidade de foto não é destaque em aparelhos de entrada, e o mesmo se aplica para os smartphones deste comparativo. Mas, o modelo mais antigo da Motorola traz um sensor capaz de capturar imagens maiores e com ajuda do flash, inexistente no aparelho mais recente.

É possível fazer fotos de 8 megapixels e vídeo em HD (720p) com a câmera traseira do Razr, contra 5 megapixels e gravação com resolução de 854×480 no Moto E. Além disso, o Razr tem câmera frontal para realizar videochamadas, o que não é possível no Moto E.

Sistema operacional: Moto E

O Android do Moto E é mais atual (4.4 ?Jelly Bean?) e limpo, por isso oferece experiência melhor que o Razr D3, que ainda não passou da versão 4.1 (Jelly Bean). O Moto E conta ainda com apps exclusivos como Moto Assist, Moto Alerta e Migração Motorola.

Preço e disponibilidade: Moto E

Razr D3 e Moto E são vendidos por praticamente o mesmo preço, R$ 599, mas o modelo mais recente, por motivos óbvios, pode ser encontrado com mais facilidade nos varejistas brasileiros. O estoque do Razr D3 já está escasso nos estoques.

Conclusão: Moto E

No seu lançamento, o Razr D3 se mostrou uma boa opção para usuários que buscam smartphones básicos e eficientes por um preço justo, mas isso vem mudando desde o Moto G. Com o novo modelo de entrada da Motorola, vários recursos apresentados há um ano foram refinados (como o processador) e passaram a integrar um aparelho mais bem acabado.

O Moto E é uma melhor escolha porque é mais recente e, por isso, com mais chances de ter o software atualizado, o que geralmente é prova de longevidade. Além disso, ele conta com suporte à TV Digital, algo que atrai em época de Copa do Mundo e Olimpíadas e que só está disponível no ?irmão mais novo? do D3, o Razr D1.

No embate quesito por quesito, o Moto E ganhou de 6 a 4.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES