Mozilla lança projeto para ajudar internautas a criar seu conteúdo

O Webmaker tem como objetivo oferecer ferramentas e educação para promover o desenvolvimentos da internet livre.

A Mozilla anunciou um novo esforço destinado a ajudar usuários da Web a se aprimorarem no quesito "ajudar a criar a própria rede". Chamado de Mozilla Webmaker, o programa oferece ferramentas, projetos e eventos desenvolvidos especialmente para ajudar usuários de todos os tipos a criar, aprender e se conectar com a Web. "O objetivo é ajudar milhões de pessoas a utilizarem bem a internet e desenvolvê-la", explicou a empresa, em comunicado oficial.

"Com novas ferramentas para serem utilizadas, projetos para serem criados, eventos para serem visitados, nós queremos ajudar o mundo a aprimorar a forma como compreendem a Web hoje e a ter maior controle sobre suas vidas online". Dentre as ferramentas, a Mozilla planeja oferecer - via Webmaker - o software de remixagem chamado de Hackasaurus e o Timble Web, um desenvolvedor de páginas online.

Também estão inclusos no pacote "praticidade nos projetos iniciais, dicas de faça-você-mesmo e receitas projetadas para ajudar pessoas de todos os níveis (iniciantes ou não) a fazerem coisas incríveis com a Web".

A ideia é que os usuários passem de meros consumidores a produtores ativos de informações. Além disso, uma porção da comunidade de empreendimentos irá organizar eventos, encontros, e "festinhas hackers" com o intuito de conectar a todos, desde professores, filmmakers, jornalistas, a juventude e até mesmo os "web ninjas" e os novatos ao redor do mundo.

A maior campanha de aprendizado - chamada de Summer Code Party - está programada para acontecer entre 23 de junho a 23 de setembro, em locais abertos ao público como o Tumblr, o Creative Commons, o Code for America, o Sound Cloud, a biblioteca pública de São Francisco e o zoológico de Londres.

Fonte: Uol-idgnow