Mozilla planeja vender anúncios no navegador Firefox visando mercado

Navegador exibirá publicidade a novos usuários na tela de abertura. Programa ainda não tem data para começar, mas focará novos usuários.

A Mozilla, a companhia por trás do navegador Firefox, começará a vender anúncios como uma tentativa de captar uma maior fatia do mercado publicitário on-line que está em franco crescimento.

Em um post publicado nesta terça-feira (11) em seu blog corporativo, a companhia afirmou ter se lançado a captar potenciais patrocinadores corporativos que quisessem participar de seu programa, ainda em desenvolvimento, ?Directory Tiles?, que focará internautas de primeira viagem.

Quando abrirem o navegador, os novos usuários do Firefox verão nove espaços em branco, que serão preenchidos com os sites mais visitados por ele.

A Mozilla pretende mostrar nesses espaços os sites locais mais populares, assim como as páginas na internet de patrocinadores que serão sinalizadas como tal.

?Enquanto não solucionamos todo desenvolvimento do produto, começamos a falar com os parceiros de conteúdo a respeito da oportunidade, e sobre o plano de começar a mostrar o ?Directory Tiles? aos novos usuários do Firefox assim que ajustarmos a experiência de navegação?, escreveu no blog o vice-presidente de serviços de conteúdo, Darren Herman.

A Mozilla Foundation é uma organização sem fins lucrativos que supervisiona os negócios da Mozilla Corp, responsável pelo navegador Firefox. Atualmente, sua receita advém de um acordo de buscas com o Google Inc. Mas o Firefox, uma vez o mais popular navegador alternativo ao Internet Explorer, da Microsoft, tem vagarosamente cedido espaço ao Chrome, browser do Google.

Fonte: G1