Na maior feira de eletronicos do mundo a guerra dos celulares

A velha guerra do todos contra o iPhone continua

A maior briga entre os celulares na IFA, maior feira de eletrônicos de consumo do mundo, que acontece em Berlim, na Alemanha, não é entre modelos, mas sim entre sistemas operacionais. Eles são responsáveis pela "cara" dos programas e por diversas funções do aparelho.

A velha guerra do todos contra o iPhone continua, e as empresas agora possuem duas grandes armas: o sistema do Google, chamado Android, e o novo Windows Mobile 6.5. Os principais lançamentos de celulares trazem estes sistemas operacionais?o que se vê é maior velocidade no WM e aparelhos mais bonitos para o Android.

Com a Nokia abrindo mão do Symbian para rodar Linux, parece mesmo que as granadas estão nas mãos do Google (que coordena o quartel do software livre) e da Microsoft (a odiada imperatriz do software proprietário) e não das fabricantes de aparelhos, que há anos vêm lançando um novo modelo mês após mês para combater a hegemonia do aparelho da Apple.

O sucesso do iPhone, além do hardware robusto (16 ou 32 GB de HD no 3GS com processador a 600Mhz) com multi-toque, deve-se também ao sistema amigável com fácil controle e uso dos programas, beleza e variedade de apps.

Para saber se os novos sistemas operacionais conseguirão fazer frente à Apple, o UOL Tecnologia testou os modelos de ponta das principais fabricantes como Samsung, SonyEricsson, HTC, T-Mobile e Nokia equipados com os OSs. A Nokia, não trouxe para a feira o novo modelo com Linux, o N900, somente o N97 mini que pode concorrer de igual para igual com os demais.

O UOL Tecnologia também colocou as mãos em uma versão ainda não finalizada do HTC G2 Touch com Windows Mobile 6.5. Não foi possível tirar fotos, mas o hardware é o mesmo do HTC Hero (G2) com Android e com funções iguais às vistas no novo sistema. Por enquanto, a interface estava toda em preto e branco.

Outros aparelhos que já estão no mercado e terão upgrade do WM 6.1 para o 6.5 são o Samsung Omnia Pro B7610 e B7320, o HTC Snap e HTC Touch Pro 2.

A LG não trouxe nenhum modelo com os sistemas analisados, já Motorola, BlackBerry (RIM) e Palm não participam do evento.

Fonte: aaaaaaaaaaaaa