No Brasil, BlackBerry torna a vida de médicos "mais móvel"; Saiba!

No Brasil, BlackBerry torna a vida de médicos "mais móvel"; Saiba!

BlackBerry World aconteceu de 3 a 5 de maio em Orlando, nos EUA

No BlackBerry World, evento da empresa ocorrido entre os dias 3 a 5 de maio em Orlando, nos EUA, o Brasil marcou presença quando o assunto foram exemplos de aplicações de sucesso dos produtos da BlackBerry nos mais de 170 países em que a empresa está presente. O "case" foi o do Hospital Israelita Albert Einstein (HIAE), fundado em 1971 em São Paulo, com uma equipe de 4 mil médicos divididos em sete unidades. Com foco na mobilidade, o hospital desenvolveu em parceria com a MTM Tecnologia o Einstein Mobile, um aplicativo que dá acesso a diversas informações de pacientes para médicos autorizados pela diração do hospital, com o objetivo de tornar o dia a dia destes profissionais mais móvel.

O Einstein Mobile permite que os médicos tenham acesso a importantes dados de pacientes, como dados de contato, informações cadastrais, histórico do tratamento médico, lista de profissionais envolvidos no tratamento de determinado paciente, resultados de exames de laboratório e até do prontuário médico. Pelo smartphone, eles também têm acesso ao International Classifcation of Diseases (ICD), um banco de dados online que classifica as doenças e questões de saúde. Além disso, a ferramenta abrange dados dos cadastros médicos e informações sobre observações feitas por outros médicos sobre um determinado paciente.

Outra funcionalidade é que se um médico recebe um telefonema de um paciente no smartphone BlackBerry, por exemplo, o sistema reconhece o contato do paciente e localiza os arquivos e prontuários, dando ao médico acesso praticamente instantâneo às informações. referentes àquele paciente específico. Ao mesmo tempo, se o médico estiver examinando o prontuário do paciente a partir do smartphone BlackBerry, ele poderá facilmente entrar em contato com o paciente, ou com outro médico envolvido no caso, clicando no número de telefone para chamá-los ou no endereço de e-mail. E, graças ao recurso de log-on com senha do Einstein Mobile, o HIAE assegura que apenas médicos autorizados tenham acesso às informações privadas dos pacientes.

A jornalista participou do BlackBerry World, a convite da RIM.

Fonte: Terra, www.terra.com.br