Nokia anuncia smartphones com Windows 8 e recarga sem fio

Novos celulares da linha Lumia, da Nokia, podem ser recarregados sem fio: basta estar em contato com a base

A Nokia anunciou nesta quarta (5) seus primeiros smartphones equipados com Windows Phone 8: o novo topo de linha Lumia 920, que terá tela de 4,5 polegadas e câmera com tecnologia PureView, e o Lumia 820, cuja tela terá 4,3 polegadas.


Nokia anuncia smartphones com Windows Phone 8 e recarga sem fio

Ambos contam com sistema de recarga sem fio. Os aparelhos serão lançados até o final do ano, por um preço ainda não divulgado.

Os produtos, fruto de parceria com a Microsoft, são considerados cruciais para a companhia finlandesa, que nos últimos dois anos anunciou a demissão de 40 mil funcionários e cedeu à Samsung o posto de maior fabricante de celulares do planeta.

A principal novidade dos aparelho é o sistema de recarga de bateria sem fio.

Usando tecnologia semelhante à de protótipos como o da empresa americana WiTricity, os novos Lumia podem ser recarregados só estando em contato com a base.

Por usar o padrão internacional Qi, sistema será compatível com dispositivos análogos de outras marcas.

WINDOWS PHONE 8


Nokia anuncia smartphones com Windows Phone 8 e recarga sem fio

O sistema operacional do aparelho terá profunda integração com o serviço de mapas da Nokia e o aplicativo de realidade aumentada Nokia City Lens, disse o presidente-executivo da fabricante, Stephen Elop, durante o anúncio.

Os mapas serão totalmente disponíveis sem conexão com a internet.

Segundo Elop, o número de aplicativos para Windows Phone ultrapassou a marca de 100 mil, em parte graças à parceria da Nokia com a Microsoft.

Segundo o presidente-executivo da Microsoft, Steve Ballmer --que participou do lançamento--, haverá integração entre os aparelhos com Windows 8, Windows Phone 8 e o Xbox 360.

Ballmer diz que, ao longo de um ano contando a partir de hoje, "certamente veremos 400 milhões de dispositivos móveis com sistemas Windows."

LUMIA 920


Nokia anuncia smartphones com Windows Phone 8 e recarga sem fio

O novo topo de linha da empresa tem tela de 4,5 polegadas e 1.280 x 768 pixels, tamanho e resolução superiores aos do iPhone 4S. Em relação ao Samsung Galaxy S 3, a tela é menor e mais definida: o dispositivo da coreana tem tela de 4,8 polegadas e resolução de 1.280 x 720 pixels.

A tela do smartphone terá tecnologia de reconhecimento de toque desenvolvido pela Synaptics e intitulada ClearPad, que permitirá uso da interface mesmo com luvas.

O Lumia 920, cuja câmera tem 8,7 Mpixels, leva o selo PureView, marca introduzida no Nokia 808, celular com 41 Mpixels.

A tecnologia, segundo a fabricante, os usuários do 920 farão fotos melhores que com qualquer outro smartphone, por capturar de cinco a dez vezes mais luz que os competidores e graças a um sistema de estabilização de imagens para fotos e vídeos.

Haverá conectividade 4G (do tipo LTE) e NFC (campo de comunicação próximo). O armazenamento interno será de 32 Gbytes.

O smartphone terá bateria de 2.000 mAh de capacidade. A título de comparação, o Galaxy S 3 tem 2.100 mAh e, o iPhone 4S, por volta de 1.400.

Seu processador será um Snapdragon S4 de dois núcleos, o que provê ao telefone 30% de economia de bateria em relação aos de núcleo quádruplo, segundo a Nokia.

Ele é sucessor do Lumia 900, aparelho que foi anunciado em janeiro e que frustrou as expectativas de venda da Nokia.

LUMIA 820


Nokia anuncia smartphones com Windows Phone 8 e recarga sem fio

O segundo aparelho anunciado nesta quarta é o Lumia 820, com tela de 4,3 polegadas e resolução de 800 x 480 pixels, carece da tecnologia PureView, mas também terá capacidade NFC.

A tela do telefone, de tecnologia Oled (em detrimento do LCD usado no Lumia 920), também terá a sensibilidade extra do 920, permitindo seu uso mesmo com as mãos cobertas por algum tecido.

A câmera do dispositivo terá 8 Mpixels de resolução, enquanto seu processador será um Snapdragon S4 de 1,5 GHz de clock e núcleo duplo. A memória será de 8 Gbytes, expansíveis por meio de um cartão microSD.

Fonte: Folha.com