Nokia aposta no Linux para baixar os preços dos smartphones; veja

Novo sistema teria até codinome - "Meltemi" -, segundo o Wall Street Journal; empresa já deu indícios de que quer substituir os feature phones.

A Nokia subestimou a importância dos smartphones de baixo custo e indica que está desenvolvendo um sistema operacional baseado em Linux para smartphones que custarão menos de cem dólares, sem subsídios.


Nokia aposta no Linux para equipar smartphones de menos de US$ 100

O novo sistema recebeu o codinome ?Meltemi? e o projeto é liderado por Mary McDowell, vice-presidente executiva responsável por celulares, segundo fontes próximas ao assunto, informou o Wall Street Journal na quinta-feira (29/9).

A empresa tem dado indícios de que planeja revigorar seu catálogo de smartphones de baixo custo. Em seu evento Connect, em Cingapura, a Nokia afirmou que o Qt ? um framework de interface de usuário e de aplicação que funciona em várias plataformas e é compatível com Linux ? seria uma solução sob medida para aparelhos de baixo custo. Antes disso, McDowell disse que a Nokia precisa encontrar um substituto para a Série 40, segundo Carolina Milanesi, vice-presidente de pesquisas da Gartner.

?Se você juntar as duas coisas, nós podemos ver onde elas se encaixam?, afirmou Milanesi.

Série 40 é o sistema operacional que a Nokia utiliza hoje em seus feature phones ? um segmento de produtos que tende a desaparecer à medida que os usuários escolhem smartphones.

Oficialmente, a Nokia não comenta sobre os planos.

?É claro, não comentamos sobre produtos e tecnologias futuras. Contudo, posso dizer que nossa equipe de celulares tem vários projetos excitantes em andamento e que ajudarão a conectar o próximo bilhão de consumidores à Internet?, afirmou um porta-voz, via e-mai

Fonte: Uol-idgnow