Nokia apresenta o seu 1º smartphone com Android; um top com 5 polegadas

Todos saem de fábrica com a versão 4.4 (KitKat bem modificado) do sistema operacional

A Nokia demorou, mas finalmente aderiu ao mundo Android. A companhia apresentou aos seus smartphones Nokia X , Nokia X+ e Nokia XL, durante evento no MWC 2014, em Barcelona, nesta segunda-feira (24). Os dois primeiros (X e X+) têm tela de 4 polegadas, enquanto o XL conta com display de 5 polegadas. Todos saem de fábrica com a versão 4.4 (KitKat bem modificado) do sistema operacional. Mas uma grande falha: nenhum dos três tem 4G ou NFC.


Nokia apresenta o seu 1º smartphone com Android; top de linha tem 5 polegadas

?Nos vemos uma oportunidade única de introduzir uma nova família de smartphones?, disse o executivo-chefe da Nokia, Stephen Elop, sobre o novo Nokia X. ?Ele tem o design da linha Lumia, com os aplicativos da Nokia e os serviços da Microsoft?, completou.

Ao contrário da maior parte dos Android, a linha Nokia X chega equipada com a versão AOSP do sistema operacional. Em outras palavras, ela não vai contar com acesso à loja de aplicativos Google Play ou os serviços do Google, como Gmail. No lugar, estarão presentes os apps da Microsoft, como o OneDrive e o Outlook.

Nokia com Androids

O Nokia XL é o top da linha com tela LCD de cinco polegadas com os mesmos 800 x 480 pixels, câmera traseira de 5 megapixels e frontal de 2 MP. O processador é um dual-core de 1 GHz, com 768 MB de RAM e 4 GB de armazenamento, com suporte a microSD de 32 GB. O aparelho tem ainda 3G, Wi-Fi, Bluetooth e versões single e dual chip.


Nokia apresenta o seu 1º smartphone com Android; top de linha tem 5 polegadas

O Nokia X é o dispositivo de entrada na linha com Android. O aparelho conta com tela LCD de quatro polegadas com resolução de 800 x 480 pixels, processador dual-core Snapdragon S4 de 1 GHz, 512 MB de RAM e 4 GB de armazenamento interno, com suporte a microSD de até 32 GB. A câmera traseira é de três megapixels sem flash.

Já o Nokia X+ conta com características levemente superiores. A tela é a mesma de 4 polegadas com 800 x 480 pixels, assim como o processador e a memória interna. No entanto, o X+ chega com 768 MB de RAM contra os 512 MB do modelo anterior. Tanto o Nokia X quanto o X+ contam com conectividades 3G, Wi-Fi, Bluetooth e versões single e dual chip.

Nenhum dos dois, X e X+, tem câmera frontal, o que deve complicar a vida de quem quiser fazer um selfie...

Os smartphones da linha, aliás, vão chegar com um mês de Skype grátis e 1 GB de armazenamento grátis no OneDrive.

Como costuma realizar em seus eventos, a Nokia apresentou os novos apps de peso que chegarão à linha Lumia: o BBM, famoso serviço de mensagens da BlackBerry, e o editor de imagens Adobe Photoshop Express. No entanto, as informações sobre o sistema da Microsoft se limitaram a isso. É provável que a empresa guarde todas as suas novidades para abril, junto com o lançamento do Windows Phone 8.1.

Asha 230, o "mais barato da linha"

A linha Asha ganhou ainda um novo integrante: o Asha 230. Nas palavras do diretor executivo Stephen Elop, esse é o aparelho da linha com suporte a toque mais acessível de todos. O aparelho traz ainda algumas novidades como o Microsoft OneDrive, que fará upload automático das fotos do usuário para a nuvem, e o Nokia MixRadio, que oferece streaming gratuito pela Internet. O telefone custará 45 euros.

Nokia 220: um basicão com acesso à Internet

A Nokia lançou ainda o 220, um feature phone simples, com teclado alfanumérico, câmera de dois megapixels e foco no acesso à Internet. O aparelho já chega com apps como o Facebook e pesquisa pelo Bing. O aparelho estará disponível em versões single e dual chip e conta com o design colorido da linha Lumia.


Nokia apresenta o seu 1º smartphone com Android; top de linha tem 5 polegadas

Ainda sobre a sua linha de features phones, a Nokia revelou que o modelo 105, lançado na última MWC vendeu 1 milhão de unidades por semana. Para se ter uma ideia, o sucesso do aparelho foi superior até mesmo à da linha Lumia, com o Windows Phone.

Fonte: techtudo