Nokia Asha 200, dual-chip com funções além do básico e barato

Nokia Asha 200, dual-chip com funções além do básico e barato

Apesar do modelo possuir um ótimo desempenho, algumas de suas características deixam muito a desejar.

O Asha 200 faz parte da linha de celulares da Nokia que traz várias funções - muitas antes presentes somente nos smartphones - em aparelhos de baixo custo. O modelo, porém, possui dois diferenciais importantes: ele conta com um teclado QWERTY físico e com a tecnologia de suporte a dois chips simultâneos. Apesar do modelo possuir um ótimo desempenho, algumas de suas características deixam muito a desejar. Entenda melhor as vantagens e desvantagens do aparelho lendo o review.

Design

O desenho do Asha 200 não é muito elegante. De cara, ele parece ser um pouco desconfortável, já que seu corpo é gordinho tanto de frente quanto de lado, e inspira uma baixa qualidade, talvez pelo excesso de plástico na sua carcaça. Mas ele é bem simpático, e o desconforto e a qualidade baixa são só na aparência, já que estão longe de serem características do modelo.

A tela de 2,4 polegadas tem um ótimo tamanho para um aparelho que não tem a função touchscreen, e serve muito bem às características e ao sistema do dispositivo. Já seus botões físicos, apesar de terem uma usabilidade um pouco confusa ? já que alguns possuem desenhos que mostram suas funções e outros dependem da informação presente na tela para apresentar suas utilidades -, se encaixam de forma harmonioza no desenho do celular. O Asha também é bem leve, com apenas 105 g.

O destaque do design fica por conta do teclado QWERTY físico. Suas teclas são extremamente macias e bem localizadas, de forma que até as maiores e mais estabanadas mãos podem digitar com facilidade, sem cometer erros e sem esbarrar em teclas erradas. Ele é bem semelhante ao teclado de um computador, contendo as funções ?shift? e ?capslock? que ajudam muito na hora de compor uma mensagem rapidamente. Até mesmo a tecla referente à barra de espaço é maior que as demais, assim como acontece no PC.

O modelo é bem chamativo, a começar pelo seu corpo que é bem grande. Além disso, o teclado tem os botões perolados, e a traseira do celular tem pequenos pontos brilhantes, como se fosse purpurinado. Isso pode fazer com que o Asha 200 não seja tão bem visto pelo público masculino.

Symbian dual-chip

O sistema operacional S40 presente no celular não chega a ser completo como as grandes plataformas atuais - Android e iOS -, mas dentro da sua simplicidade possui boas funções. A começar pelos aplicativos das redes sociais Facebook e Twitter, que podem ser baixados para o aparelho, tornando ainda mais prático para o usuário atualizar seu status e receber as novidades dos seus contatos. Isto, somado à grande qualidade do teclado do modelo, faz do Asha um celular quase ideal para uso dos canais sociais. Só faltou mesmo as conexões Wi-Fi e 3G.

Por meio da loja de apps da Nokia é possível baixar ainda outros programas muito populares, como Whatsapp e Hotmail. Além disso, o aparelho inclui alguns aplicativos já de fábrica, que vão desde funções básicas como despertador, gravador e calculadora até a joguinhos como Asphalt 4, Diamond Rush e Paciência. Nada muito espetacular, mas que pode divertir o usuário que não está preocupado em ter um celular com aplicativos de ponta.

O grande diferencial do modelo é a sua função dual-chip. E ela tem um bom funcionamento. Você pode delegar as atividades do celular ? como ligação, envio de SMS ou pacote de dados ? para um determinado cartão SIM, ou escolher a opção ?Sempre perguntar?, para que o aparelho te dê a opção de optar por qualquer um dos chips toda vez que for realizar alguma tarefa. O Asha 200 conta até com um botão físico que serve de atalho para o menu de configurações da função dual-SIM, para que você possa reconfigurá-las sempre que quiser com muita rapidez.

Um aspecto bem negativo do serviço dual-chip, porém, é a aparente falta de cuidado com a entrada para o segundo cartão SIM, que fica na lateral do aparelho. A dificuldade e a força necessária para encaixar o cartão no slot são tão grandes que muitas vezes parece que é impossível. Com um pouco de persistência e jeito, o usuário deve acabar conseguindo. Bola fora da Nokia, no entanto.

Câmera

A câmera do Nokia Asha 200 tem somente 2 megapixels, logo, tira fotos e grava vídeos de baixa qualidade, mas suficientes para quem gosta somente de retratar momentos e guardar na própria memória do celular. E o aparelho possui diversos recursos para modificar as fotos. É possível, por exemplo, adicionar efeitos simples como preto e branco, sépia, negativo e desfoco. Além disso, você pode adicionar textos e cliparts sobre as imagens depois de registrá-las.

Fonte: Tech Tudo