Nokia pode voltar ao mercado com nova marca e novos dispositivos

O único impasse que pode impedir o relançamento com uma certa agilidade é uma cláusula contratual com a Microsoft

O acordo de aquisição da Nokia pela Microsoft foi concluído em abril deste ano. No entanto, a gigante norte-americana de softwares só adquiriu a divisão mobile da filandesa, mas o restante dela ainda continua de pé.

Embora pouco se ouça falar do que restou da Nokia, um relato do Nokia Power User aponta que a empresa está planejando se relançar no mercado com uma nova marca chamada "HERE". A aposta no nome faz sentido, principalmente se levarmos em consideração a linha de apps HERE que a empresa já desenvolveu para o Windows Phone.

O único impasse que pode impedir o relançamento com uma certa agilidade é uma cláusula contratual com a Microsoft que impede que aparelhos com a marca Nokia surjam no mercado até meados de 2016. Contudo, se a empresa quiser arriscar e deixar o famoso nome de lado para apostar no HERE, então não haverá quaisquer restrições que impeçam que vejamos aparelhos HERE nas prateleiras em breve.

Mesmo que tenha ficado famosa por seus aparelhos celulares resistentes, o caminho de retorno da Nokia ao mercado pode ser trilhado pelo Project Crystal, que prevê a fabricação de relógios inteligentes e outros dispositivos vestíveis da marca. Já faz quase um ano que ouvimos rumores de um produto desse tipo vindo da finlandesa, então é possível que os rumores estejam corretos.

Outros rumores sugerem que a empresa também pode investir em um conjunto de câmeras destinado a aparelhos Android - uma aposta ousada, principalmente depois da Microsoft ter deixado a linha Nokia X de lado para favorecer aparelhos Lumia mais baratos com Windows Phone.

Fonte: canaltech