Nokia transfere para SP comando da empresa na América Latina

Nokia transfere para SP comando da empresa na América Latina

Companhia finlandesa comandava negócios para a região em Miami.

A fabricante de celulares Nokia anunciou nesta quinta-feira (24) que a cidade de São Paulo passará a ser a nova sede de negócios da empresa para a América Latina.

A companhia finlandesa, que há duas semanas anunciou uma parceria com a Microsoft para usar o sistema Windows Phone 7 em seus aparelhos, comandava os negócios para a região em um escritório em Miami.

A sede na cidade da Flórida passa, a partir de agora, a gerenciar os negócios da Venezuela, Caribe e América Central.

Por conta das mudanças, muitos funcionários que trabalhavam na divisão brasileira da empresa foram promovidos para cargos semelhantes, mas com responsabilidade sobre a América Latina. "O Brasil é uma posição importante para nós, é um mercado em crescimento muito elevado", afirmou o presidente da companhia para a América Latina, Olivier Puech.

Segundo Puech, a transferência não teve relação com a reestruturação da companhia após a parceria com a Microsoft. "Foi uma decisão tomada antes", disse. Por conta da transferência da responsabilidade do desenvolvimento do sistema operacional para a dona do Windows, a Nokia deverá demitir funcionários em todo o mundo.

Para o presidente da empresa no Brasil, Almir Luiz Narcizo, a transferência da sede da América Latina para São Paulo deverá, no entanto, criar mais empregos no país. "Não temos um número final de quantos cargos isso vai gerar para o Brasil, e qual o investimento nessa transferência. Mas será um valor significativo", disse Narcizo.

Fonte: g1, www.g1.com.br