Novo aparelho troca a utilização do mouse pelo movimento da mão

Ele foi projetado para substituir o mouse e o toque em qualquer situação.

"É como o Kinect sob efeito de esteroides", disse David Pierce, jornalista do site americano "The Verge", sobre a tecnologia Leap Motion, depois de testá-la. O Leap Motion, ainda em desenvolvimento nos EUA, é um aparelhinho do tamanho de um iPod que, conectado a um computador por uma entrada USB, mapeia os movimentos das mãos. É, segundo o fabricante, cerca de 200 vezes mais preciso do que dispositivos semelhantes no mercado e se adapta a uma gama de plataformas muito mais extensa.



Projetado para substituir o mouse e o toque em qualquer situação, ele é compatível com muito mais aplicativos e aparelhos do que o Kinect.

"Logo de cara, o Leap vai se comunicar com tecnologias já existentes para mouses e teclados, o que significa uma compatibilidade prévia profunda", diz Michael Buckwald, executivo-chefe do Leap Motion.

"Imagine fazer uma curva num carro sem usar o volante. As possibilidades são ilimitadas, porque o Leap é versátil o suficiente para se incorporar em uma vasta gama de produtos eletrônicos", propagandeia o executivo.

Tarefas básicas, como usar um sistema operacional ou navegar na internet movimentando as mãos e fazendo gestos, também serão possíveis com o dispositivo.

Inicialmente, ele será compatível com Windows (inclusive o 8, que será lançando oficialmente em outubro) e OS X, mas a empresa já trabalha para estender a abrangência a outros sistemas operacionais.

Fonte: Folha Online, www.folha.com.br