Número de compras usando o rosto deve aumentar 120%

Até 2025, o número de pessoas que usarão a tecnologia ao redor do mundo deve ultrapassar 1,4 bilhão,

reconhecimento facial | reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O uso de tecnologia de reconhecimento facial deve revolucionar  a forma de autenticação de pagamentos digitais nos próximos anos. É que uma pesquisa realizada pela Juniper Research mostrou que o uso desse tipo de tecnologia, como o Face ID da Apple, deve aumentar em 120% até o ano de 2025.

Até lá, o número de pessoas que  usarão a tecnologia ao redor do mundo deve ultrapassar 1,4 bilhão, segundo o estudo. No ano passado, metade do número esperado para 2025 já estavam registrados no recurso, 671 milhões de usuários.

Segundo a companhia especializada em pesquisas de mercado voltadas para tecnologia digital, o avanço do reconhecimento facial como autenticação de pagamentos se deve em grande parte à disponibilidade de aparelhos com recursos compatíveis, como é o caso do iPhone.

Uso de tecnologia de reconhecimento facial deve crescer nos próximos anos (Foto: Divulgação)

O estudo alerta, no entanto, para a necessidade dos fabricantes implementarem softwares de verificação mais seguros. Entre os pontos de atenção levantados, está a possibilidade de uma falha na validação de identidade de um usuário reduzir a segurança de transações online.

Vale lembrar que desbloqueio facial não é uma exclusividade do iPhone, embora o aparelho da Apple ofereça a solução mais segura. De acordo com um teste realizado pela Forbes em 2018, uma cabeça impressa em 3D foi capaz de driblar a proteção presente em diversos telefones Android como Galaxy S9, Galaxy Note 8, LG G7 e OnePlus 6.

O iPhone X, por outro lado, foi o único que manteve a tela bloqueada ao se deparar com a réplica. Uma das razões é a presença de sensores TrueDepth.

O recurso, já bastante presente nos smartphones atuais, deve atingir 93% dos aparelhos até 2025, enquanto o reconhecimento facial baseado em hardware deverá estar presente em apenas 17% dos celulares.

Já o uso de reconhecimento de voz para autenticação de pagamentos deve aumentar de 111 milhões de usuários em 2020 para de 704 milhões em 2025. No entanto, o relatório aponta preocupações com o uso da biometria pela fragilidade que pode apresentar.

Os resultados do estudo sugerem ainda a recomendação de que os fornecedores tenham uma estratégia biométrica de múltipla verificação. Combinar reconhecimento facial e impressões digitais com reconhecimento de voz e comportamentais pode ajudar a aumentar a segurança do ambiente de pagamento.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES