Pesquisadores roubam senhas de iPhone em 6 minutos

Melhor tomar cuidado e se prevenir, tendo nos aparelhos ferramentas para apagar os dados

Um grupo de pesquisadores alemães descobriu e apresentou uma forma de extrair as senhas de iPhones em menos de 6 minutos, mesmo que o aparelho esteja com a tela bloqueada por senha e sem jailbreak.

Os pesquisadores, do Instituto Fraunhofer de Tecnologia de Segurança da Informação, criaram um script que, quando copiado para o telefone, dá acesso a todas as senhas e informações pessoais que o usuário já colocou no iPhone, como senhas para email, para redes Wi-Fi ou VPN de empresas, conta o site Geeky Gadgets.

A equipe colocou no YouTube (goo.gl/p66Np) um vídeo demonstrando o processo todo, que não leva mais do que 6 minutos. O acesso às senhas possui 5 passos explicados no vídeo. O primeiro deles é fazer o jailbreak do aparelho que, atualmente, é feito cada vez mais rápido. A seguir, após acessar o sistema de arquivos do smartphone, o script é copiado para o aparelho. Depois disso, é só executá-lo para conseguir todas as senhas.

Com essa demonstração, fica clara a vulnerabilidade para o acesso aos dados pessoais em smartphones. Assim, é melhor estar prevenido e ter uma medida para apagar os dados remotamente dos celulares em caso de perda ou roubo, como o Find My iPhone para o iOS, Where?s My Droid, para Android, ou mesmo a ferramenta do Motoblur, dos Androids da Motorola.

Fonte: IG