Piauí é pioneiro em avaliação on-line com o uso do tablet nas escolas

Uma parceria entre a Secretaria de Educação do Estado e o Instituto Qualidade de Ensino vai avaliar o rendimento de alunos nas disciplinas de Língua Portuguesa e Matemática, utilizando o tablet

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O Instituto Qualidade de Ensino (IQE), em parceria com a Secretaria Estadual do Piauí (Seduc), está realizando, entre os dias 11 a 21 deste mês, a primeira avaliação diagnóstica de aprendizagem online, com o uso do tablet, nas escolas de rede estadual de ensino fundamental e médio, que atuam sob o regime de tempo integral no Brasil, e o primeiro estado brasileiro escolhido para que alunos sejam avaliados, foi o Piauí.

A primeira escola a realizar as provas diagnósticas online é a Escola Tecnica Estadual Governador Dirceu Mendes Arcoverde, que funciona em tempo integral. Para o diretor da escola, Jurandir Marques, é um privilégio ser o pioneiro com o uso da tecnologia em avaliação dagnóstica e diz ainda que os alunos estão ansiosos com as provas.

“Estamos nos sentindo privilegiados com essa iniciativa. Os alunos estão bastante ansiosos, curiosos e participativos.

Foram avisados que iriam fazer a avaliação e já estavam aguardando, com grande expectativa”, afirma o diretor da escola.

Segundo José Gayoso, Relações Institucionais do IQE, a escolha do estado do Piauí para realizar, pela primeira vez, a avaliação diagnóstica on-line se deu pelas várias parcerias firmadas com o ensino público no Estado. “O IQE, apesar da sede ser em São Paulo, tem uma ligação histórica muito grande com o Piauí. Temos parcerias em vários projetos desenvolvidos no estado, tanto em âmbito estadual quanto na rede municipal, desde 2006. O projeto, pioneiro, sem dúvidas vai proporcionar um ganho no processo de ensino e aprendizagem. Sem esquecer de dizer que o nosso presidente executivo é do Piauí e eu também tenho sangue piauiense”, revela José Gayoso.

A iniciativa propõe um processo de avaliação em que não se empregue o manuseio de prova impressa em papel durante a realização das provas, utilizando como ferramenta o tablet. O tempo de realização do exame será de uma hora e alunos poderão ler e responder as 21 questões de múltipla escolha das disciplinas de Língua Portuguesa e Matemática.

Método ajuda a obter resultado mais rápido

De acordo com Denis da Silva, analista de tecnologia do IQE, o objetivo da prova on-line é diagnosticar, de forma rápida, o conhecimento dos alunos, analisar o tablet como ferramenta pedagógica e ainda evitar gastos demasiados de papel.

“O objetivo desta prova online é diagnosticar, em um curto tempo, o estado atual dos alunos e também saber se o tablet pode ser efetivamente usado como ferramenta pedagógica. O ganho está na velocidade de processamento das respostas, sem contar que não utilizaremos a impressão, em vista da natureza”, explica o analista de tecnologia.

Para Denis da Silva, mesmo com o uso tecnológico na avaliação, a ideia é que haja autonomia tanto de alunos quanto de professores durante a aplicação.

“A nossa ideia é que eles sejam autônomos, que consigam fazer a prova sem nenhum tipo de ajuda. E que também o professor consiga, caso necessário, auxiliar alunos que tenham dificuldades durante a aplicação da prova. E com os resultados, ver como foi o desempenho e se a tecnologia impactou em alguma dificuldade ou não na realização da prova”, avalia Denis da Silva.

O Piauí terá a participação de 14 escolas estaduais no processo avaliativo, que corresponde a 1.239 alunos que irão realizar as provas.

Clique e curta o Portal Meio Norte no Facebook



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES