Computador criança é confiscado por ela baixar música pirata

De acordo com o pai da vítima, como a criança não conseguiu finalizar o download, ele acabou comprando o álbum para a sua filha no dia seguinte

Uma menina filandesa, de nove anos de idade, teve seu laptop apreendido pela polícia, na última terça-feira (20/11), após ser suspeita de baixar músicas do Pirate Bay em outubro do ano passado. Segundo o site Boing Boing, ao tentar baixar um CD da banda Chisu, original do país escandinavo, a criança foi redirecionada à página do site pirata. De acordo com o pai da vítima, como a criança não conseguiu finalizar o download, ele acabou comprando o álbum para a sua filha no dia seguinte.


 Polícia confisca computador de menina de 9 anos por baixar música pirata

Laptop, com tema do Ursinho Pooh foi preso pela polícia (Foto: Reprodução/sendmepelase)

Após um tempo, o responsável pela menina recebeu uma carta que exigia o pagamento de uma multa de ? 600 (cerca de R$ 1.550), além de solicitar sua assinatura em um termo de confidencialidade de que ele não praticaria mais o ato da pirataria. Por ter recusado as exigências, policiais da Finlândia em conjunto com o CIAPC (grupo de antipirataria que bloqueia sites de torrent no país) acabaram confiscando o computador que tem o tema do Ursinho Pooh.

?Nós não fizemos nada de errado com a minha filha. Se nem mesmo os adultos sabem como utilizar um computador e a Internet sempre, como pode-se afirmar que crianças ou idosos sabem o que estão fazendo online??, declarou o pai.

Em comunicado, o artista em questão, Chisu, disse que não pretende processar ninguém e que nenhum artista precisa desse tipo de atenção da mídia. Além disso, a banda disse que espera que a questão seja resolvida em breve e pede desculpas para a menina.

Fonte: tech tudo