População reúne doações para vítimas das queimadas no PI

Uma multidão se dispôs a ajudar na manhã deste domingo.

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Às 9h da manhã do domingo (16), a população saiu de casa, enfrentou os 26º que já desmontavam nos termômetros da cidade e se dispôs arrecadar doação para as vítimas das queimadas que vem acontecendo durante todo o mês de outubro no estado. Quem passou pela Avenida Presidente Kennedy, percebeu a multidão de pessoas que se solidarizaram e estavam dispostas a ajudar.

Entre a multidão de pessoas, a pequena Ana Dalisia também fazia sua contribuição. Com apenas 4 anos de idade, ela conta o que sentiu quando soube que o fogo tinha destruído os brinquedos de outras crianças. “Eu vi que isso não era legal. A gente que tem muitos brinquedos, precisar dar para outras pessoas que não tem”, relata.

A arrecadação de mantimentos, roupas e utensílios domésticos se deu a partir de uma postagem do jornalista Vinicius Vainner no último dia 13. “Essa campanha começou no facebook e não sabíamos a proporção que tomaria por causa da foto. A população de uniu e quando vimos a imagem já tinha rodado o país inteiro e estamos arrecadando doações de todo Brasil”, explica.

O registro da senhora chorando em frente a sua casa destruída pelo fogo já conta com 7,5 mil curtidas e mais de 3 mil compartilhamentos. Além da iniciativa de Vinicius, outras pessoas também se mobilizaram para arrecadar doações, entre elas a jovem estudante de jornalismo, Nayrana Meireles, que criou um posto de arrecadação na UFPI, onde estuda. “Falei com um amigo e ele me sugeriu que eu levasse as doações para o ponto de encontro na [avenida presidente] Kennedy, mas vamos fazer outro ponto de arrecadação no parque da cidadania e depois quero visitar as famílias”, conta.

Wallison Alberto também se sentiu tocado pelo sofrimento das famílias e por isso, resolveu criar um ponto de arrecadação na sua própria casa. Junto com a esposa e contando com a ajuda de amigos da mesma comunidade cristã, ele conta que chorou quando quando soube da situação em que as família se encontram após perder seus bens para o fogo. “Sempre fui muito sensível com a causa do próximo e eu sinto que o amor de Deus que me motivou a querer ajudar as pessoas, levo isso como princípio na minha vida”, explica.

Os clubes e grupos de pessoas que já fazem ações nesse sentido também contribuiram. Roberto Bittencourt, presidente do clube do fusca, conta que os membros sentiram essa necessidade após ver o incêndio de perto. “Nós fizemos uma viagem a Altos e constatamos que próximo à estrada tinha incêndio e que estava atingindo casas, após saber através da imprensa que famílias tinham perdido tudo, nós nos reunimos e trouxemos mantimendos e roupas pra tentar amenizar a vida dessas pessoas que já sofrem tanto”, explica.

100% DOS INCÊNDIOS SÃO CAUSADOS PELO HOMEM

Durante a primeia quinzena de outubro foram registrados incêndios de grandes proporções em diversos municiíos do Piauí, entre eles Santana do Piauí, União e Teresina bem como a zona rural. Durante todo o dia, a Capital pode ser vista coberta pela fumaça.

De janeiro a outubro ocorreram 60.489 focos de incêndio, de acordo com dados do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe). O diretor de engenharia, Major José Veloso enfatizou que 100% dos incêndios no Estado são causados pelo homem. "Temos essa situação atípica de uma seca que já vem há cinco anos e isso tem criado uma massa combustível na vegetação muito grande e que tem provocado essa capacidade de propagação maior. A gente sempre reforça que esses incêndios são todos provocados pelo homem, ou seja, 100% da ação humana, infelizmente. Estamos sendo inimigos de nós mesmos. Isso tem provocado uma sobrecarga na estrutura de resposta do Corpo de Bombeiros", disse.

A umidade relativa do ar é que proporciona que o foco se alastre. Em alguns dias, a mínima registrada foi chegou de 12%, o que significa dizer que o estado é de alerta. Neste período são comuns problemas como complicações alérgicas e respiratórias devido ao ressecamento de mucosas, sangramento pelo nariz, ressecamento da pele, irritação dos olhos, eletricidade estática nas pessoas e em equipamentos eletrônicos; aumento do potencial de incêndios em pastagens e florestas.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES