População vai poder enviar ideias para melhoria de Teresina em site

Firmino Filho, assinou o termo de doação da plataforma

A administração municipal pretende fazer uma gestão mais integrada com a população. Na manhã de ontem (6), o prefeito de Teresina, Firmino Filho, assinou o termo de doação de uma plataforma de governança elaborada pela sociedade civil Comunitas e o Instituto Tellus, ambos de São Paulo.

Nomeada de "Teresina e Você", a plataforma on-line será um site onde a comunidade em geral poderá enviar ideias inovadoras que deverão ser implantadas no Parque Lagoas do Norte.

O secretário municipal de Planejamento e Coordenação, Washington Bonfim, explica que no primeiro momento as sugestões serão de como a prefeitura deve enfrentar a violência no parque ambiental.

"A prefeitura quer ampliar a possibilidade da população que vivencia as dificuldades participar da nossa gestão. A primeira experiência será no Lagoas do Norte, mas a intenção é que posteriormente seja expandida para outras regiões", adianta Washington.

Além da Semplan, as sugestões serão avaliadas pela Secretaria Municipal da Juventude. O secretário da pasta, Júlio César Filho, conta que a prefeitura vai estipular os custos da implantação de cada proposição e que o executivo municipal tem recurso garantido para ação.

"A plataforma serve também como uma extensão do projeto da Semjuv "Se liga na ideia", que estimula o jovem a elaborar ações e políticas públicas para a sua comunidade", comenta o secretário municipal da Juventude.

Teresina é a primeira cidade do Nordeste e a terceira do Brasil a implantar essa plataforma de interação. As únicas cidades onde o site já foi desenvolvido foi em Campinas (SP) e Pelota (RS).

O secretário da Semplan, Washington Bonfim, adianta que o lançamento do site será no dia 26 de setembro. As 10 melhores ideias dos teresinenses começarão a ser implantadas em janeiro de 2016.

Fonte: Virgínia Santos e Izabella Pimentel