Provador digital permite ver como ficará a roupa antes de vesti-la

Exibido pela Intel, dispositivo quer transformar a experiência da comprar roupas, agilizando o processo e tornando-o mais cômodo.

A Intel demonstrou esta semana, durante o [email protected] Day 2011 ? seu evento anual de inovação ? uma tecnologia que pretende alterar o modo como as pessoas provam roupas. Trata-se de um ?provado virtual?, que permite que o consumidor veja como uma peça lhe cai antes de vesti-la de fato.

O protótipo apresentado é semelhante a um espelho ? bem mais espesso, no entanto. A tela, em vez de exibir o reflexo de quem estiver à sua frente, constrói um avatar 3D baseado em suas medidas, mostrando-o em seguida.



As roupas da loja deverão ser inseridas no sistema. Assim, o cliente poderá selecioná-las e experimentá-las ? apenas com gestos. A ideia é que os consumidores possam provar uma grande quantidade de peças com mais comodidade e velocidade, já que eles só levariam ao provador aquelas que lhe servissem em suas versões virtuais.

Caso a tecnologia caia no gosto dos varejistas ? e entregue o que promete ? não seria surpresa se fosse adotada para as compras online. Afinal, uma vez elaborado o avatar, ele poderia ser salvo no sistema, tornando desnecessária sua recriação. O usuário, a partir daí, poderia acessá-lo pelo computador, vestindo-o com as roupas que desejar.

Vale lembrar que dos 74 milhões de internautas brasileiros, apenas 1,47 milhão costuma comprar roupas pela Internet ? de acordo com pesquisa do Instituto de Estudos e Marketing Industrial (Iemi). O número é pequeno se comparado aos 23 milhões de usuários que utilizam serviços de e-Commerce.

Fonte: Uol-idgnow