Rede social de design expõe criação e vende os objetos impressos em 3D

Designoteca reúne projetos de mais de 2 mil profissionais brasileiros

A Designoteca é uma rede social que reúne designers para expor desenhos e projetos, criando uma vitrine para esses profissionais. Lá, o consumidor pode escolher algo em formato digital e pedir para entregar o objeto físico em casa ? tudo graças à impressão 3D.

Há dois anos no ar, a Designoteca não requer cadastro para navegar e conhecer o trabalho dos profissionais, o que facilita a visita de qualquer pessoa interessada em desenhos autorais. No site, estes podem ser vendidos e até mesmo disponibilizados de graça para download.

Depois de baixar o conteúdo, pago ou gratuito, o usuário pode solicitar a construção do objeto por uma das 10 empresas cadastradas, que irão imprimi-lo em 3D e entregar para o cliente. Desta forma, é possível comprar objetos com design diferenciado a preços potencialmente menores do que os cobrados em lojas de artigos exclusivos.

O site organiza o conteúdo em destaques e seções temáticas, como Chic, Clássico, Prático, Divertido, Consciente e Inovador. Os usuários cadastrados têm páginas próprias com link personalizado, onde podem postar suas criações com fotos e descrição, além de link para comprar ou baixar gratuitamente o produto.

Segundo os criadores da rede social, a Designoteca foi criada após perceber a necessidade de haver um lugar em que os designers pudessem conversar entre si e com os fãs, além de oferecer a oportunidade de comercialização de produtos e serviços.

Ambiente colaborativo

Como indicam os downloads gratuitos, uma das características do site é a cultura open source. Por isso, é comum que criadores interajam para construir projetos juntos, ou simplesmente dar pitacos no trabalho do outro ? tudo de forma amigável, é claro. É possível seguir seus designers favoritos, cujos perfis têm hashtags e funções "curtir" e "comentar", como no Facebook.

Fonte: Tech Tudo