Resolução de tela é destaque do novo iPad, diz especialista

Games poderão ficar mais sofisticados, porém, encarecidos

Avalie a matéria:
Phil Schiller compara as versões do iPad para mostrar que o novo modelo tem maior definição na tela | AFP
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A tela do novo iPad, anunciado pela Apple nesta quarta-feira (7), é um dos grandes destaques do aparelho e representa uma evolução do dispositivo, segundo os especialistas consultados. "A tela dos primeiros iPad era muito inferior a outros produtos da Apple, como o iMac, que sua tela tem uma resolução absurda", diz o professor da Escola Politécnica da USP e coordenador do centro interdisciplinar de tecnologias interativas da universidade, Marcelo Zuffo.

Para ele, o novo iPad chega para atender à necessidade do tablet em ficar de acordo com a qualidade de outros produtos da Apple. O professor entende que, com a nova tela, será possível desenvolver aplicações em 3D, que utilizam óculos especiais ou até dispensam o seu uso, como acontece no videogame portátil Nintendo 3DS. "Já estamos estudando esta tecnologia. Haverá uma enormidade de aplicações em 3D e estou curioso para ver como a bateria do novo iPad irá aguentar o processamento destas imagens".

A nova tela do tablet, chamada de Retina, tem resolução de 2048 x 1536 (número de pontos que são exibidos na tela), com 3,1 milhões de pixels. Em comparação, o iPad 2 tinha tela de resolução de 1024 x 768.

Usuário da Apple desde 1979, Eduardo Pellanda, professor de jornalismo da PUC-RS acredita que os textos ficarão mais nítidos na terceira geração do aparelho. "Além disso, fica melhor a experiência de quem quer ver vídeos e fotos?, diz.

"Quando a Apple mudou a tela do iPhone 3GS para o iPhone 4, as pessoas não notaram tão bem a diferença. Agora, isso vai ficar bem claro?. Pellanda, que disse ter acompanhado o anúncio do iPad ao lado de funcionários do setor de educação da Apple, que o estavam visitando na faculdade.

Fabio Fernandes da Silva, professor de roteiro e cultura digital da PUC-SP, também espera uma experiência aprimorada com o tablet. ?Essa nova resolução vai ser muito melhor para assistir a filmes. Aqui em casa vemos muitos filmes na TV, no PC e nos dispositivos móveis. Acho que, para esse tipo de coisa, a nova tela será muito atraente?, comenta.

As melhorias na câmera traseira, que agora tem 5 mpixels, também chamaram atenção dos especialistas. Para Silva, quando usada a câmera traseira, a máquina trará mais qualidade ao Facetime, serviço de videoconferências da Apple. "São pequenas mudanças que fazem com que, aos poucos, esse tipo de aparelho se torne o sonho de todo mundo."



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES