Resolução de tela é destaque do novo iPad, diz especialista

Resolução de tela é destaque do novo iPad, diz especialista

Games poderão ficar mais sofisticados, porém, encarecidos

A tela do novo iPad, anunciado pela Apple nesta quarta-feira (7), é um dos grandes destaques do aparelho e representa uma evolução do dispositivo, segundo os especialistas consultados. "A tela dos primeiros iPad era muito inferior a outros produtos da Apple, como o iMac, que sua tela tem uma resolução absurda", diz o professor da Escola Politécnica da USP e coordenador do centro interdisciplinar de tecnologias interativas da universidade, Marcelo Zuffo.

Para ele, o novo iPad chega para atender à necessidade do tablet em ficar de acordo com a qualidade de outros produtos da Apple. O professor entende que, com a nova tela, será possível desenvolver aplicações em 3D, que utilizam óculos especiais ou até dispensam o seu uso, como acontece no videogame portátil Nintendo 3DS. "Já estamos estudando esta tecnologia. Haverá uma enormidade de aplicações em 3D e estou curioso para ver como a bateria do novo iPad irá aguentar o processamento destas imagens".

A nova tela do tablet, chamada de Retina, tem resolução de 2048 x 1536 (número de pontos que são exibidos na tela), com 3,1 milhões de pixels. Em comparação, o iPad 2 tinha tela de resolução de 1024 x 768.

Usuário da Apple desde 1979, Eduardo Pellanda, professor de jornalismo da PUC-RS acredita que os textos ficarão mais nítidos na terceira geração do aparelho. "Além disso, fica melhor a experiência de quem quer ver vídeos e fotos?, diz.

"Quando a Apple mudou a tela do iPhone 3GS para o iPhone 4, as pessoas não notaram tão bem a diferença. Agora, isso vai ficar bem claro?. Pellanda, que disse ter acompanhado o anúncio do iPad ao lado de funcionários do setor de educação da Apple, que o estavam visitando na faculdade.

Fabio Fernandes da Silva, professor de roteiro e cultura digital da PUC-SP, também espera uma experiência aprimorada com o tablet. ?Essa nova resolução vai ser muito melhor para assistir a filmes. Aqui em casa vemos muitos filmes na TV, no PC e nos dispositivos móveis. Acho que, para esse tipo de coisa, a nova tela será muito atraente?, comenta.

As melhorias na câmera traseira, que agora tem 5 mpixels, também chamaram atenção dos especialistas. Para Silva, quando usada a câmera traseira, a máquina trará mais qualidade ao Facetime, serviço de videoconferências da Apple. "São pequenas mudanças que fazem com que, aos poucos, esse tipo de aparelho se torne o sonho de todo mundo."

Fonte: G1