Robôs são feitos para encontrar sobreviventes em desastres;veja

Protótipos têm que encontrar sinais vitais em locais de difícil acesso. Finais acontecem nesta quinta-feira (25) em João Pessoa.

Equipe da Tailândia compete na liga Rescue | Reprodução/Internet
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Os robôs que se apresentam durante a RoboCup 2014, em João Pessoa, são programados para encontrar sobreviventes em desastres. Na quarta-feira (23), terceiro dia de competições, uma equipe da Mahidol University, da Tailândia, colocou seus robôs na arena construída no Centro de Convenções e conseguiu localizar cinco vítimas que ainda podiam ser socorridas, caso fossem reais.

Na tarefa, os robôs têm que mapear todo o local do desastre e identificar sinais vitais, a exemplo do calor. Os protótipos têm que mostrar bom desempenho em terrenos irregulares e em locais de difícil acesso.

"São robôs teleoperativos que usam câmeras para capturar as imagens do local e das vítimas. Assim, será possível enviar uma equipe de resgate para socorrer os sobreviventes", explicou a estudante Preedipat Sattayasoonthorn, uma das integrantes do grupo formado por 10 tailandeses.

As finais da RoboCup acontecem nesta quinta-feira (24) no Centro de Convenções de João Pessoa. Na sexta-feira (25), ainda acontece o Simpósio Internacional da RoboCup para pesquisadores, professores, estudantes e interessados na área. O simpósio exige inscrição paga tanto para estudantes quanto para professores e pesquisadores.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES