Rumores do Galaxy S4: tela flexível, processador, bateria; veja

Rumores do Galaxy S4: tela flexível, processador, bateria; veja

Bateria do S4 pode ter tecnologia NFC embutida

O Galaxy S4 já teve seu lançamento confirmado para o próximo dia 14 de março, e o novo smartphone top de linha da Samsung está cercado de expectativa e rumores. Pelo que se espera, o aparelho vai trazer especificações técnicas bem superiores às do Galaxy S3, além de tecnologias inovadoras que incluem até a possibilidade de controlar o celular sem usar as mãos. Confira o apanhado dos principais boatos em torno do smartphone, e o que deve ou não se concretizar.

Desenho parecido e tela melhor

Recentemente, o vice-presidente executivo da Samsung, Y.H. Lee, confirmou que o novo Galaxy será feito com o mesmo material plástico utilizado no S3, contando também com um botão físico e um design parecido com o antecessor. Porém, segundo os rumores, o aparelho será bem mais estreito e fino, e terá uma tela de 4,99 polegadas, feita em material flexível, com resolução de 1920×1080, com 480 DPI e em um display de Green PHOLED Full HD.

Além do mesmo material, tudo indica que o S4 terá um design bem parecido com o da atual linha da Samsung, com um desenho bem parecido com o do Galaxy Note 2. Inclusive, imagens reveladas por site chineses ao longo da semana, somadas à primeira foto oficial do S4, "confirmam" a aparência do smartphone, que pode vir em diversas cores diferentes.

Apesar das informações sobre o tamanho do tela e a qualidade Full HD terem uma enorme chance de se concretizarem, outros rumores, como o da tela flexível e o da tela PHOLED ainda são grandes dúvidas. O primeiro já está sendo esperado desde o Galaxy S3, e embora a Samsung já tenha apresentado protótipos de displays maleáveis ao longo de 2012, ainda é algo complicado. Já o display ecologico PHOLED surgiu em boatos mais recentes, e pode não passar de uma invenção. Se for confirmado, no entanto, pode economizar até 30% a bateria do modelo.

Especificações bem mais avançadas

Especula-se ainda que que o S4 contará com um processador Exynos 5 octa-core de 1,8 Ghz, compatibilidade com a rede 4G, além de 2 GB de memória RAM e um processador gráfico PowerVR SGX 544MP. O novo modelo da Samsung ainda viria com um sistema Android na versão 4.2 Jelly Bean, câmera de 13 megapixels e sensores especiais, capazes de detectar até o movimento dos olhos do usuário.

Além disso, a bateria do aparelho estaria envolvida em outro rumor: o periférico do S4 terá a tecnologia NFC embutida. Uma foto da bateria do modelo, vazada na última terça (12), mostrou que ela ainda terá 2600 mAh, e será compatível com carregamento sem fio.

Na prática, o aparelho seria muito mais avançado que o S3 em todos os aspectos, e figuraria, de longe, como o smartphone mais avançado do mercado. O processador Octa - que na realidade é um dual quad-core, com dois conjuntos de quatro núcleos - foi apresentado na CES 2013 e se mostrou como revolucionário, prometendo um desempenho perfeito e economia de energia.

Em relação à câmera, com 13 megapixels a Samsung também entraria no pódio das melhores máquinas fotográficas entre smartphones top de linha. O Galaxy S3, antigo top da empresa, tinha somente 8 MP em sua câmera.

Novidades tecnológicas

As principais novidades que estão rondando o novo Galaxy dizem respeito à forma como ele será controlado. De acordo com os boatos, dois dos novos recursos do aparelho serão o Smart Pause e o Smart Scroll. O primeiro é o recurso fará com vídeos sejam pausados quando o rosto do usuário não estiver mais olhando para a tela, enquanto o segundo, patenteado pela Samsung em janeiro deste ano, permitirá acionar a rolagem da página com base no movimento dos olhos.

Além do movimento ocular, outras fontes afirmam que não será necessário tocar na tela do S4 para utilizá-lo: bastará aproximar o dedo do display a uma certa distância e realizar os movimentos, como se estivesse tocando nele.

Outros boatos revelam que o Galaxy S4 ainda seria capaz de coletar dados sobre as condições físicas de usuários, fazendo medições de saúde por meio de acessórios conectados ao aparelho, e teria compatibilidade com carregadores que permitem fazer a recarga da bateria via wireless, adotando o padrão Qi, do Wireless Power Consortium (WPC).

Por fim, uma última novidade revelada nos últimos dias, fala a respeito de uma versão dual-chip do novo smartphone coreano. Imagens chinesas mostradas na segunda-feira (11) revelaram um suposto S4 em funcionamento que teria entrada para dois chips.

Em um anúncio para o The Korea Times, um funcionário da Samsung declarou que o lançamento do S4 demonstra a maior participação da companhia no mercado de smartphones, além de explicitar a capacidade da empresa em entregar seus produtos dentro do prazo. A fabricante sul-coreana lançará oficialmente o Galaxy S4 no dia 14 março, em Nova York, no evento Unpacked da própria empresa.

Fonte: Tech Tudo