Saiba como rastrear suas compras da China para não ter imprevistos

Saiba como rastrear suas compras da China para não ter imprevistos

Preparamos algumas dicas para você estar sempre atento com a localização do seu pacote

Fazer compras em sites estrangeiros nunca foi tão fácil, mas até que o produto chegue em sua casa, muita coisa acontece. O caminho é longo e sua mercadoria pode ficar presa na fiscalização ou ser extraviada, ainda mais quando vem de um local longe, como a China. Preparamos algumas dicas para você estar sempre atento com a localização do seu pacote, tanto pelo computador quanto pelo smartphone.

Antes de começar, porém, é necessário lembrar que não é possível rastrear a encomenda se você não tiver o código de rastreio. Esse código alfanumérico de 13 dígitos é um padrão internacional que é usado inclusive pelo sistema da Empresa Brasileira de Correios e Telégrafo. Vale lembrar ainda que a atualização do sistema dos Correios não é em tempo real.

Rastreamento pela web

Apesar do nome sugestivo, o Muambator é um dos sites mais antigos a oferecer um sistema de rastreamento de encomendas, com a possibilidade de notificação por e-mail ou Twitter. Seu funcionamento é bastante simples: o usuário precisa apenas se cadastrar para adquirir um login e senha. Após efetuar o logon no site, já pode cadastrar suas encomendas. São necessários apenas o código de rastreio e uma Tag, que é um nome específico para identificar a encomenda de forma fácil. Após isso, toda vez que a encomenda se movimentar, o usuário ficará sabendo.

O site possui um sistema que checa de tempos em tempos o estado da sua encomenda, verificando se houve alguma alteração. Caso afirmativo, o site envia um e-mail ou tweet para a conta cadastrada. É possível ainda cadastrar mais de um endereço de e-mail, para que todos recebam notificações.

Aplicativos de rastreio de encomendas para smartphones

O Muambator não possui versão para dispositivos móveis. Por conta disso, a visualização do site em smartphones pode ser um pouco complicada. Pensando nisso, vários desenvolvedores criaram aplicativos que utilizam o serviço como base para oferecer uma forma de rastreamento pelo celular.

No Android, o aplicativo Muamba Tracker disponibiliza uma versão mais amigável do Muambator, para ser visualizada nos smartphones. O aplicativo inclui, além de todas as funções do site de cadastro e acompanhamento de encomendas, a opção de receber notificações através da barra de notificações do Android.

Leve e fácil de usar, o aplicativo é ideal para smartphones, pois a interface é bastante funcional, facilitando o acesso as informações de forma legível e rápida. A opção de ser avisado pela barra de notificações do Android é mais uma forma de ficar sempre antenado no que acontece com as suas encomendas. O aplicativo pode ser baixado gratuitamente para dispositivos com Android.

Pacotes (iOS)

Se você possui um dispositivo com iOS, pode utilizar o aplicativo Pacotes, que oferece a mesma funcionalidade do Muamba Tracker, exibindo notificações e permitindo cadastrar vários códigos de rastreio. O aplicativo tem versão apenas para iPhone e iPod Touch, mas funciona também no iPad, sem tela estendida.

O aplicativo Pacotes possui filtros melhores que os do Muamba Tracker, onde é possível ocultar, por exemplo, encomendas que já foram entregues. O app oferece ainda a visualização das encomendas através de um Mapa, mas não custa lembrar que essa informação nunca é em tempo real.

Entregas (iOS)

Para quem quer somente rastrear suas encomendas em solo nacional com maior precisão, existem também boas opções. Uma das principais é o app ?Entregas?, para iOS. Com ele, será possível verificar as informações sobre suas encomendas diretamente através dos sites dos Correios.

O aplicativo tem funcionamento muito parecido com o do Pacotes, com a diferença de checar as informações junto ao site dos Correios, e não pelo Muambator. O Entregas ainda tem recursos para cálculo de frete, tornando-se um aplicativo interessante para quem compra e vende pela Internet.

Rastreador de Encomendas (Android)

O Rastreador de Encomendas, para Android, é um aplicativo leve e com uma interface bem minimalista, mas muito útil. Nele, você pode cadastrar suas encomendas e verificar em tempo real se está tudo certo. O app também se utiliza do rastreamento pelo site dos Correios, e de maneira prática: você digita o código apenas uma vez e ele fica salvo em uma lista.

Fonte: Tech Tudo