Samsung Galaxy X é o melhor smartphone com Android no Brasil

Totalmente redesenhado, o Android está mais bonito e mais fácil de usar.

Samsung Galaxy X. | Divulgação
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A maior estrela do Galaxy X, da Samsung, é o Android 4.0, a versão mais recente do sistema do Google. O aparelho faz parte da família Nexus, que leva a marca da gigante das buscas e traz o Android puro --ou seja, sem modificações feitas por fabricantes e por operadoras de telefonia celular.

Totalmente redesenhado, o Android está mais bonito e mais fácil de usar em sua versão 4.0. Além disso, o Google criou uma série de diretrizes para que desenvolvedores criem aplicativos em harmonia com a nova interface.

Com definição e brilho ótimos, a tela de 4,65 polegadas e resolução de 1.280x720 pixels está em um patamar próximo ao do admirável display do iPhone 4S, da Apple.

Mas, como ela é muito grande, fica difícil alcançar seu topo com o dedão --curiosamente, para ir à tela inicial dos aplicativos básicos do sistema, é preciso tocar em seu ícone no canto superior esquerdo da tela, justamente o lugar mais difícil de alcançar quando se segura o aparelho com a mão direita.

Revestido por plástico, o Galaxy X tem acabamento inferior ao de concorrentes como o iPhone 4S e o Lumia 800, da Nokia, mas, ao menos, sua bateria é removível.

Outra mudança recente do Android é o fim dos botões físicos frontais. Os principais comandos de navegação (voltar, ir à tela inicial e alternar entre aplicativos abertos) viraram botões virtuais na parte inferior da tela.

O esquema funciona bem, e apps desenvolvidos para versões anteriores do sistema rodam normalmente.

Como o Windows Phone, o sistema multitarefa do Android 4.0 mostra miniaturas dos aplicativos abertos --uma vantagem em relação ao iOS, assim como o sistema de notificações, que agora exibe a foto dos remetentes de e-mails e permite descartar avisos deslizando o dedo sobre eles.

Com 5 Mpixels, a câmera traseira é muito rápida de boa qualidade, mas inferior à de aparelhos com o Galaxy S 2, da própria Samsung. O aplicativo da câmera inclui efeitos de apelo humorístico para vídeos, como os do Photo Booth, da Apple, e filtros para fotografias, semelhantes aos do Instagram.

Uma das principais novidades do Android 4.0 é o desbloqueio da tela por reconhecimento facial: basta apontar a câmera frontal para o rosto para começar a usar o aparelho.

Se o celular não consegue identificá-lo --em um ambiente escuro, por exemplo--, ele muda rapidamente para um método secundário, como senha numérica.

O recurso funciona bem, mesmo em diferentes ângulos e níveis de luminosidade.

Para aprimorar a precisão, é possível tirar mais fotos suas em outras situações: com óculos, sem e com barba, em um lugar escuro.

Principalmente por causa dos avanços do Android 4.0, o Galaxy X é o melhor aparelho com o sistema do Google à venda hoje no Brasil.

Mas é triste constatar que ele será provavelmente a única opção para quem quiser evitar as intervenções quase sempre antiquadas e confusas que os fabricantes e as operadoras costumam impor aos celulares com Android.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES