Sem acordo com Apple, Gradiente segue processo por marca "iphone"

Em fevereiro, o INPI decidiu que o uso da marca "iphone" no Brasil é de direito da Gradiente

A IGB Eletrônica, empresa que controla a Gradiente, não chegou a um acordo com a Apple sobre os direitos da marca "iphone" e decidiu dar andamento judicial sobre a questão, informou nesta sexta-feira. A Apple procurou os advogados da IGB para negociar a compra dos direitos da marca, disse a empresa em nota.

"A companhia decidiu dar andamento no processo judicial por ela movido em São Paulo e contestar o processo que é movido contra o INPI (Instituto Nacional de Propriedade Intelectual) e contra a companhia na Justiça Federal do Rio de Janeiro", afirma o documento.

A IGB Eletrônica arrendou a marca Gradiente para a Companhia Brasileira de Tecnologia Digital (CBTD) em 2011 para levantar recursos e pagar credores. ̀

Em fevereiro, o INPI decidiu que o uso da marca "iphone" no Brasil é de direito da Gradiente, que pediu o registro do nome em 2000 e obteve a autorização oito anos depois. A Apple, que tem o smartphone com o mesmo nome, fez o pedido de registro da marca no país em 2007, ano em que lançou a primeira versão do celular. .

No comunicado desta sexta-feira, a IGB disse que seu pedido de liminar na ação em que é autora, determinando a suspensão imediata das vendas da Apple, não foi deferido. "A companhia segue otimista, e no meio tempo será lançado um novo modelo de "iphone" com a marca Gradiente", acrescentou.

Procurada pela Reuters, a Apple não respondeu imediatamente ao pedido de comentários. A companhia informou, ainda, que o pedido de registro de companhia aberta da HAG Participações, holding de acionistas da Gradiente, na Comissão de Valores Mobiliários (CVM), continua em processamento. A autarquia fixou 31 de julho como novo prazo para que sejam apresentados os documentos e fornecidas as informações requeridas.

A IGB ainda não divulgou os resultados referentes ao primeiro trimestre e espera entregá-lo nos próximos 15 dias, adicionou.

Fonte: Terra, www.terra.com.br