Site usa inteligência coletiva para achar candidato ideal para eleitor

O portal possui uma base de dados com mais de 50 mil candidatos avaliados no Brasil, entre prefeitos e vereadores

Em época de eleição, todos os dias somos apresentados a diversos candidatos, os quais muitas vezes nem sabemos seus projetos e objetivos políticos. A Internet pode servir, então, como uma fonte de informação sobre eles. Neste artigo, o TechTudo apresenta o site Repolítica, que visa ajudar os usuários na busca pelo candidato ideal. O portal possui uma base de dados com mais de 50 mil candidatos avaliados no Brasil, entre prefeitos e vereadores, com suas políticas definidas e analisadas por mais de 1 milhão de opiniões.


Site usa inteligência coletiva para achar candidato ideal para eleitor

O Repolítica foi criado por dois designers formados pela UERJ, dois engenheiros eletrônicos graduados no IME e um engenheiro de computação da UFRJ. O site funciona baseado na inteligência coletiva, permitindo que os próprios usuários definam as áreas prioritárias de cada candidato. Ao entrar no site, o internauta é convidado a fazer um teste para saber qual candidato mais se assemelha aos seus objetivos. São perguntas genéricas, como postura sobre a economia e a política, radicalismo das ideias, qualidades que preza no político e prioridades na sociedade.

Além dessas perguntas genéricas, o usuário recebe questionários específicos da cidade onde mora. No caso do Rio de Janeiro, pode-se observar perguntas sobre a linha 4 do metro, a terceirização da gestão da saúde municipal e a derrubada da perimetral. Para São Paulo, por exemplo, são apresentadas questões como a construção do estádio do Corinthians com dinheiro público, a regulamentação dos motoboys e a política do Cidade Limpa.

Conforme o usuário responde as perguntas, o site apresenta os candidatos com posturas mais próximas das respostas do internauta. Essa lista é ordenada com base em um valor percentual, que representa a afinidade do perfil do candidato com as respostas dadas pelas pessoas.

Na lista de candidatos sugeridos, o usuário pode clicar em quais ele votaria e, com essa informação, o sistema aprende sobre os candidatos. Todas as respostas dadas pelo internauta no teste são gravadas junto com a informação de que ele votaria em determinada pessoa, ajudando a moldar o perfil do candidato.

Além do teste do candidato, usuários mais engajados e militantes políticos podem opinar no perfil dos candidatos, ajudando ainda mais o site a aprender sobre as intenções e projetos dos adversários. Além de ajudar a definir elementos na descrição do candidato, o internauta pode ainda postar comentários, vídeos e notícias em seu mural.

O Repolítica apresenta ainda rankings de popularidade, ética e competência para todos os candidatos, baseados na opinião dos usuários do site. A seleção pode ser filtrada por cargo eletivo, estado, cidade ou partidos. Na imagem abaixo, pode-se observar o ranking de popularidade de todos os candidatos a prefeito da cidade do Rio de Janeiro.

Fonte: Tech Tudo