Site usa inteligência coletiva para achar candidato ideal para eleitor

O portal possui uma base de dados com mais de 50 mil candidatos avaliados no Brasil, entre prefeitos e vereadores

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Em época de eleição, todos os dias somos apresentados a diversos candidatos, os quais muitas vezes nem sabemos seus projetos e objetivos políticos. A Internet pode servir, então, como uma fonte de informação sobre eles. Neste artigo, o TechTudo apresenta o site Repolítica, que visa ajudar os usuários na busca pelo candidato ideal. O portal possui uma base de dados com mais de 50 mil candidatos avaliados no Brasil, entre prefeitos e vereadores, com suas políticas definidas e analisadas por mais de 1 milhão de opiniões.

O Repolítica foi criado por dois designers formados pela UERJ, dois engenheiros eletrônicos graduados no IME e um engenheiro de computação da UFRJ. O site funciona baseado na inteligência coletiva, permitindo que os próprios usuários definam as áreas prioritárias de cada candidato. Ao entrar no site, o internauta é convidado a fazer um teste para saber qual candidato mais se assemelha aos seus objetivos. São perguntas genéricas, como postura sobre a economia e a política, radicalismo das ideias, qualidades que preza no político e prioridades na sociedade.

Além dessas perguntas genéricas, o usuário recebe questionários específicos da cidade onde mora. No caso do Rio de Janeiro, pode-se observar perguntas sobre a linha 4 do metro, a terceirização da gestão da saúde municipal e a derrubada da perimetral. Para São Paulo, por exemplo, são apresentadas questões como a construção do estádio do Corinthians com dinheiro público, a regulamentação dos motoboys e a política do Cidade Limpa.

Conforme o usuário responde as perguntas, o site apresenta os candidatos com posturas mais próximas das respostas do internauta. Essa lista é ordenada com base em um valor percentual, que representa a afinidade do perfil do candidato com as respostas dadas pelas pessoas.

Na lista de candidatos sugeridos, o usuário pode clicar em quais ele votaria e, com essa informação, o sistema aprende sobre os candidatos. Todas as respostas dadas pelo internauta no teste são gravadas junto com a informação de que ele votaria em determinada pessoa, ajudando a moldar o perfil do candidato.

Além do teste do candidato, usuários mais engajados e militantes políticos podem opinar no perfil dos candidatos, ajudando ainda mais o site a aprender sobre as intenções e projetos dos adversários. Além de ajudar a definir elementos na descrição do candidato, o internauta pode ainda postar comentários, vídeos e notícias em seu mural.

O Repolítica apresenta ainda rankings de popularidade, ética e competência para todos os candidatos, baseados na opinião dos usuários do site. A seleção pode ser filtrada por cargo eletivo, estado, cidade ou partidos. Na imagem abaixo, pode-se observar o ranking de popularidade de todos os candidatos a prefeito da cidade do Rio de Janeiro.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES