Segurança: Software oculto pode gravar dados de celulares

Segurança: Software oculto pode gravar dados de celulares

O software da empresa Carrier IQ descoberto por Trevor Eckhart está presente em uma infinidade de aparelhos, como HTC, BlackBerry, Nokia, entre outros

Um pesquisador de segurança postou um vídeo no YouTube em que detalha um software oculto instalado em smartphones que registra mensagens de texto, buscas no Google, números de telefones discados e muitas outras informações. O software da empresa Carrier IQ descoberto por Trevor Eckhart está presente em uma infinidade de aparelhos, como HTC, BlackBerry, Nokia, entre outros. As informações são do site Huffington Post.

Segundo o pesquisador, o software também registra a URL de sites pesquisados no telefone, mesmo que o usuário pretenda criptografar os dados usando uma URL que comece com "HTTPS". O programa foi chamado por Eckhart de "rootkit", termo de segurança para softwares que são executados em segundo plano, sem o conhecimento do usuário, e comumente usado em arquivos maliciosos.

Em nota em seu site, a Carrier IQ afirma que a empresa fornece informações "sobre o desempenho de dispositivos móveis e redes para ajudar as operadoras e fabricantes de aparelhos no fornecimento de produtos e serviços de alta qualidade aos seus clientes".

Fonte: TERRA.COM.BR