Sony cria tecnologia com capacidade de armazenar até 3,7 mil BluRays

A nova tecnologia foi apresentada durante a Conferência Internacional de Magnéticas (Intermag), em Dresden, na Alemanha.

A Sony apresentou nesta segunda-feira um novo disco de armazenamento por fita magnética que pode armazenar 185 Terabytes (148 GB por polegada), algo como 3,7 mil discos de BluRay. A nova tecnologia foi apresentada durante a Conferência Internacional de Magnéticas (Intermag), em Dresden, na Alemanha.

O uso da fita magnética tem como foco o mercado de servidores. Esse disco é mais barato e possui mais eficiência de energia para guardar os dados quando comparado com o disco rígido (HD) de alimentação elétrica usado em data centers.

No entanto, o processo de recuperação de dados (backup) é mais lerdo, sendo usado apenas em forma sequencial ? acessando na ordem em que os dados foram gravados. Já os HDs permitem fazer a busca aleatória para fazer o backup, uma habilidade mais comum no uso diário dos computadores.

A Sony afirma por meio de nota que, pôde chegar a esta nova tecnologia ao utilizar ?camadas magnéticas de nano-grãos? criadas a partir de nano-partículas, permitindo uma densidade maior.

O projeto de armazenamento por fita magnética ainda teve o apoio da IBM, a empresa americana ajudou a medir e avaliar a densidade de gravação desta nova tecnologia.

A companhia japonesa ainda está trabalhando em outro disco para o consumidor final em parceria com a Panasonic, o Archival Disc, que terá 1TB de armazenamento ? o equivalente a 250 filmes em DVD.

Fonte: Terra