Teclado virtual invisível vira realidade em smartphones e tablets

Teclado virtual invisível vira realidade em smartphones e tablets

O modelo, que é diferente dos mais populares teclados infravermelhos, está sendo estudado desde 2011

A empresa japonesa Fujitsu desenvolveu um software inteligente que, combinado à câmera frontal de um tablet ou smartphone, permite que o usuário digite em um teclado virtual invisível em praticamente qualquer superfície plana. O protótipo foi demonstrado no evento Fira Barcelona Gran Via, na Espanha, e funcionou bem com o Windows 8 e um tablet genérico da própria Fujitsu.

O modelo, que é diferente dos mais populares teclados infravermelhos, está sendo estudado desde 2011 e a empresa planeja lançar uma linha de produtos com a opção de ?teclado invisível? em breve, mas não informa datas nem uma previsão mais concreta.

Uma das limitações atuais é que o programa reconhece a cor da pele da pessoa para funcionar corretamente, e está programado para o tom de pele japonês. Isso quer dizer que não reconheceria ainda peles mais claras ou mais escuras que as dos orientais, por exemplo, e por isso ficaria restrita à região.


Teclado virtual invisível vira realidade em smartphones e tablets

Outro assunto que se discute é a real utilidade desse produto. Com um teclado virtual tão prático, seria possível enviar mensagens mais rápidas do que pela tela touch, se o reconhecimento da função fosse realmente bom. No entanto, para fazer trabalhos mais complexos, ainda seria bem mais ágil utilizar um teclado físico comum ou sem fio.

Fonte: tech tudo