Tecnologia hidrofóbica da Nokia impede que celular seja molhado

O nanomaterial mantém a água na forma de uma gota, e por não se dispersar, ela impede que o líquido entre em contato com a superfície


Tecnologia da Nokia impede que celular seja molhado

Para garantir que os celulares não sejam mais danificados pela ação da água, a Nokia desenvolveu uma tecnologia hidrofóbica que poderá ser usada em todos os aparelhos no futuro. Isto é: todos os celulares serão altamente repelentes a líquidos.

O nanomaterial mantém a água na forma de uma gota, e por não se dispersar, ela impede que o líquido entre em contato com a superfície. A tecnologia, segundo a Nokia, pode ser adaptada à indústria atual sem grandes complicações e em curto prazo. A ideia por trás disso, claro, é criar telefones que sejam realmente à prova d"água, mas certamente ele poderá repelir outros líquidos, como o suor.

O princípio de funcionamento do material, inspirado nas flores de lótus, guarda muita semelhança com outro antiaderente, bem comum em nosso cotidiano: o Teflon. Usado para recobrir panelas, ela impede que o alimento grude nas superfícies por meio de uma fina camada de ar repulsora.

No vídeo abaixo, os pesquisadores da Nokia demonstram a tecnologia. A partir do minuto 2:40 do vídeo você pode ver o resultado da camada super hidrofóbica aplicada em um Lumia 710.

Fonte: techtudo.com.br