Tobii REX é um sensor para se controlar o PC com os olhos

Tobii REX é um sensor para se controlar o PC com os olhos

O rastreador funciona ligado na porta USB, e pode ser encaixado na parte de baixo de qualquer desktop ou notebook.

A empresa de rastreamento ocular Tobii mostrou na CES 2013, em Las Vegas, a nova versão do Tobii REX, um sensor que permite que você controle seu computador com Windows 8 usando os olhos. O rastreador funciona ligado na porta USB, e pode ser encaixado na parte de baixo de qualquer desktop ou notebook.

O produto usa a tecnologia Tobii Gaze para uma interação total feita com o seu olhar e algumas teclas específicas. Depois de uma calibração rápida de 9 pontos, é bem simples e intuitivo começar a usar o sistema de reconhecimento da Tobii. Ele funciona com quatro ferramentas, Gaze Select, Gaze Scroll, Gaze Pan e Gaze Zoom, cada uma delas ativada por uma tecla.

A primeira delas é o Gaze Select, para selecionar ícones na tela. O funcionamento não poderia ser mais simples, basta olhar para o programa que você quer abrir e pressionar a tecla do Gaze Select. Ao soltar a tecla, você abre o aplicativo.

Ao clicar na tecla Gaze Scroll, você pode fazer a rolagem da página no browser, email ou qualquer documento. É só continuar lendo o texto que o conteúdo acompanha automaticamente seus olhos.

O Gaze Pan é usado para navegar por uma imagem, centralizando automaticamente no ponto exato em que você está olhando. Basta pressionar a tecla e direcionar seu olhar.

A função Gaze Zoom é muito útil para conferir detalhes de imagens de alta resolução ou navegar por mapas. Basta pressionar a tecla do Gaze Zoom, direcionar o seu olhar e usar o botão de rolagem do mouse para fazer um zoom no ponto em que está olhando.

A última ferramenta é o Gaze Navigate, para navegar pelas janelas ou dentro de algum arquivo ou documento. Esta função vai facilitar a vida de quem trabalha com grandes imagens. Confira um vídeo do site The Verge mostrando o protótipo em ação:

Fonte: Tech Tudo