Conheça os cinco melhores conversores de vídeo grátis

Separamos uma seleção de conversores de vídeo gratuitos para você

Existem diversos formatos de arquivos de vídeo digital. No entanto, nem sempre os tocadores são compatíveis com todos os formatos. Nesses casos, o usuário precisa converter o vídeo para um formato compatível. Pensando nisso, separamos uma seleção de conversores de vídeo gratuitos para você.

Format Factory

O Format Factory converte arquivos de imagem, vídeo e áudio, além de importar DVDs de filmes e CDs de música para arquivos no seu computador. O programa converte entre diversos formatos, como MP4, 3GP, MPG, AVI, WMV, FLV, SWF e RMVB de vídeo, MP3, WMA, AMR, OGG, AAC e WAV de áudio e JPG, BMP, PNG, TIF, ICO, GIF e TGA de imagem. Além da conversão, o programa repara arquivos de vídeo e áudio danificados, pode reduzir tamanhos de arquivo e realiza edições simples em imagens, como rodar e aplicar zoom.



A interface do aplicativo é simples. Para converter seus vídeos, basta adicioná-los no programa e escolher o formato de saída que deseja na lista no painel esquerdo. O programa realiza a conversão em lote, ou seja, adiciona vários vídeos para conversão em sequência. Além disso, é possível configurar o Format Factory para desligar o computador após a conversão de todos os arquivos.

Any Video Converter

O Any Video Converter suporta os formatos mais populares de vídeo. Além disso, permite gravar discos em Blu-Ray e baixar vídeos do Youtube. Os formatos suportados são AVI, FLV, MOV, MP4, MPG, M2TS, MTS, RMVB, AVCHD, MKV, WebM(V8), QT, WMV, VOB, 3GP, 3GPP2, DivX, entre outros. O aplicativo também extrai o áudio dos vídeos e salva em diversos formatos, como MP3, WMA, M4A, OGG, WAVE e AAC. Além da conversão, o programa realiza algumas pequenas edições nos vídeos, como funções de corte, adição de legenda, rotação de vídeos e ajuste de parâmetros, como resolução e taxa de quadros.



O aplicativo permite a conversão de vídeos em lote e pode agendar o desligamento do computador para o término das conversões. Além disso, é possível converter os vídeos utilizando diversos núcleos de processamento, o que torna o processo mais rápido. A interface é simples e possui botões grandes para realizar as tarefas principais. Basta adicionar os vídeos na lista, escolher o formato de saída, que pode ser baseado no dispositivo que irá reproduzir o vídeo, e clicar no botão ?Convert Now?.

Shothink Video Converter

O Shothink Video Converter suporta diversos formatos de vídeo, como AVI, MP4, MKV, MOV, WMV, TS, FLV, SWF, ASF, MPG, 3GP, 3G2, VOB e DV, bem como permite a conversão para formatos de dispositivos específicos, como o iPad, iPod, iPod Touch, iPhone, Apple TV, PSP, PS3, Xbox 360, Zune, Zune HD, Windows Mobile e Google Android. Além das funções normais de um conversor de vídeo, o programa permite a pré-visualização do vídeo para a realização de pequenas edições, como cortes no vídeo, redimensionamento, alteração de taxa de quadros entre outros.



A interface do programa é simples e possui botões grandes para as operações mais triviais. A conversão de um vídeo pode ser feita simplesmente arrastando um arquivo de vídeo para a janela do programa. Quando diversos vídeos são adicionados para conversão simultaneamente, uma fila é criada e um a um os vídeos são convertidos.

No entanto, o aplicativo gratuito tem uma restrição para a conversão de vídeos em alta definição, pois adiciona uma marca d?água do aplicativo a cada 10 minutos de vídeo. Para remover esses avisos, basta adquirir a versão Pro, que custa U$ 24,95, cerca de R$ 46. A versão Pro ainda realiza a conversão utilizando os diversos núcleos do seu computador, acelerando a conversão.

RMVB Converter

O RMVB Converter é um software simples para a conversão de arquivos RMVB para outros formatos mais populares, como o AVI, MP4, DIVX, FLV, MOV, WMV e 3GP para vídeo e MP3 para extrair o áudio. O formato RMVB é bastante popular na Internet, pois possui qualidade próxima de um DIVX, mas com um tamanho bastante reduzido.



O programa é bem simples. Possui apenas uma janela, na qual escolhe-se o arquivo a ser convertido, a pasta e o formato de saída. Após definir essas configurações, basta clicar no botão ?Convert? e o vídeo é convertido.

DVD Shrink

O DVD Shrink é o programa ideal para fazer cópias de segurança dos seus DVDs. O programa converte um DVD gravado em um arquivo de vídeo digital, salvando-o em uma pasta definida pelo usuário. Essa pasta contém toda a estrutura de vídeos do DVD, incluindo o filme principal e os extras, e pode ser gravada em outro DVD. O programa permite escolher quais faixas de áudio e legendas se deseja salvar além de reduzir a qualidade do vídeo para caber em discos de menor capacidade.



Para converter um disco, basta abrir o disco, clicar em ?Analysis?, para obter as informações, selecionar os itens que deseja incluir na cópia de segurança e clicar no botão ?Backup?. O processo ocorre rapidamente e o usuário tem uma pré-visualização do vídeo enquanto a conversão é feita.

Fonte: techtudo.com.br