TRT suspende contrato e Governo tem que assumir Hospital de Picos

Pela decisão do TRT o Governo tem 30 dias para romper contrato

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Por decisão do Tribunal Regional do Trabalho (TRT) da 22ª Região, está suspenso o contrato entre a Secretaria de Saúde do Piauí  (Sesapi) e Instituto de Gestão e Humanização (IGH) que tornava a Organização Social (OS) responsável por gerir o Hospital Justino Luz, no município Picos. Durante cerca de 10 meses, os servidores de saúde da cidade e os parlamentares de oposição lutavam na Justiça contra essa medida adotada pelo Governo. Agora, o município comemora o fim do que foi chamado de “processo privatização dos hospitais regionais” no Piauí.  

O contrato foi assinado em outubro de 2015, sem a devida discussão e divulgação. A pedido da população de Picos, a Assembleia Legislativo do Piauí passou a debater o tema e consequentemente descobriu diversas irregularidades no processo. Diante disso, uma comissão de parlamentares da oposição, com apoio dos sindicatos, servidores e conselho municipal de saúde ingressaram com diversas ações na Justiça questionando a legalidade do contrato. 

Com a decisão do TRT-PI, o Governo tem um prazo de 30 dias para romper o contrato com a IGH e cumprir um acordo firmado com o Ministério Público, abstendo-se de promover terceirizações em atividades próprias da administração pública. 

Para o Sindicato dos Servidores Municipais de Picos, (Sindserm), foram 10 meses sem nenhuma mudança significativa. “O hospital continua um caos, com atendimento precário, falta de profissionais, material escasso e atendimento vexatório. A saída da IGH foi comemorada porque é resultado de uma luta coletiva da nossa classe com apoio dos deputados Marden Menezes (PSDB), Rubem Martins (PSB) e Dr. Pessoa (PSD). Eles também se empenharam para impedir a terceirização imposta pelo Governo”, disse Edna Moura, presidente do sindicato. 

Já o deputado Marden Menezes (PSDB) comemorou a vitória do povo de Picos e frisou sua luta por melhorias nos hospitais em todo o Piauí. “Ao povo de Picos e aos piauienses, a certeza de que quando a causa for justa, contem conosco! Hoje o hospital Justino Luz se liberta da terceirização. Parabéns aos servidores e sindicatos. Agora é hora de dialogar buscando a melhoria no atendimento dos nossos hospitais. Porém, com uma gestão de piauienses em prol dos piauienses”, disse Marden Menezes. 

O Hospital Regional de Picos atende cerca de 500 mil habitantes distribuídos, em média, entre 59 cidades circunvizinhas.  O Governo repassa para o hospital uma R$ 800 mil reais de repasse, que é insuficiente para necessidades da casa de saúde.

Por: Efrém Ribeiro



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES