True-View promete transformar iPhone e Android em câmeras 3D

True-View promete transformar iPhone e Android em câmeras 3D

Aplicativo combina duas fotos em uma imagem tridimensional

Entusiastas de fotografias em 3D vão adorar esta novidade da empresa The Pratley Company para iPhone e Androids. O True-View é um dispositivo que usa a técnica de estereoscopia para gerar as imagens e filmes, transformando smartphones comuns em câmeras tridimensionais.

O True-View vem acompanhado de um aplicativo que ajuda a criar fotos e vídeos tridimensionais. Ele também pode ser usado como óculos 3D para assistir vídeos no formato. O YouTube, por exemplo, suporta vídeos em 3D desde 2009.

O dispositivo está em fase de testes como protótipo e é baseado em estereoscópios antigos. Ele possui dois visores, suporte para tripé e uma entrada para colocar o smartphone. Um compartimento com um jogo de espelhos colocado em frente à câmera separa a imagem em duas, que são em seguida compostas pelo aplicativo em uma imagem tridimensional.

Para capturar a imagem, o aplicativo tira duas fotos e é possível criar imagens em 3D mesmo sem o True-View. Para isso, o aplicativo faz a primeira foto ? a esquerda ? e em seguida guia o usuário para fazer a segunda imagem. As fotos são visualizadas normalmente em 2D, mas mantém as características tridimensionais quando vistas com o equipamento.

O projeto foi lançado através do Kickstarter e pretende juntar £ 125 mil (cerca de R$ 475 mil) até o final de outubro. O aplicativo foi desenvolvido inicialmente para o iPhone, mas atualmente também suporta Android. Os modelos compatíveis com o dispositivo são os iPhones 4, 4S, 5, 5S e 5C, além dos Galaxy S3, S4, HTC 1 e Xperia Z.

Fonte: Tech Tudo