União Europeia vai investigar Google por práticas anticomptetitivas

União Europeia acusa Google de práticas anticompetitivas e investigará Android

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A União Europeia acusou o Google nesta quarta-feira de burlar a concorrência ao distorcer resultados de buscas na Internet em favor de seu serviço Google Shopping e também lançou uma investigação antitruste sobre seu sistema operacional Android.


Em comunicado, a Comissária da Competição Margrethe Vestager disse que a gigante de tecnologia norte-americana, que domina as buscas na Internet globalmente, recebeu um documento de objeções -- efetivamente uma acusação -- ao qual poderá responder.

"Estou preocupada com o fato de a companhia ter dado vantagem injusta a seus próprios serviços de compras, em uma infração às regras antitruste da UE", disse. "Se a investigação confirmar nossas preocupações, o Google terá de enfrentar consequências legais e mudar a forma como faz negócios na Europa."

A Comissão, que controla questões antitruste no bloco de 28 nações e tem relevância no destino de corporações globais, pode multar as empresas em até 10% de suas vendas anuais -- uma penalidade que ficaria acima de US$ 6 bilhões para o Google.

Se concluir que as companhias estão abusando de sua posição dominante no mercado, o regulador da UE também pode demandar mudanças em suas práticas de negócios, como fez com a gigante norte-americana de software Microsoft em 2004 e com a fabricante de processadores Intel em 2009.

O Google não se pronunciou imediatamente, mas um memorando interno aos funcionários publicado pelo blog re/code descreve a decisão como "muito decepcionante" e afirma: "temos um caso muito forte, com bons argumentos no que se refere a serviços melhores para os usuários e aumento da competição."

A respeito da investigação formal sobre o Android, usado em smartphones e tablets, Vestager disse: "quero garantir que os mercados nessa área possam florir sem restrições anticompetitivas impostas por qualquer companhia".

O Google tem inicialmente dez semanas para responder às acusações e pode exigir uma audiência. Uma resolução final -- possivelmente envolvendo ação legal caso o Google não escolher um acordo -- deverá levar muitos meses, provavelmente anos.

 



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES