Veja todas as novidades da nova versão do Orkut

O buscador afirma que vai convidar, inicialmente, entusiastas do Orkut

A imagem "vazada" pela página de download do Chrome em português era real - a estratégia do Google de criar burburinho por meio de um personagem inventado que "descobriu" a reprodução do novo Orkut, chamado não aleatoriamente de Danilo Miédi (brincadeira com "me add", me adicione em inglês), deu certo.

Mesmo após a revelação da estratégia de comunicação, é Danilo que concentrará a distribuição de novos convites àqueles que não foram escolhidos pelo Google Brasil para testar a nova interface logo após seu lançamento.

O buscador afirma que vai convidar, inicialmente, entusiastas do Orkut. Quanto mais antigo e mais uso faça da rede, maiores as chances parase ganhar um convite.

Para a maioria dos que não entraram na lista do Google ou ainda não receberam convites pelas mãos de Danilo, o IDG Now! compilou as principais mudanças que a interface do Orkut sofreu nesta quinta-feira (29/10).

Vale lembrar que quem estiver na lista do Google ou for contemplado por Danilo poderá distribuir convites para seus amigos em um prazo não determinado, assim como o buscador já havia feito com o Gmail e com o Orkut no seu início.

Um novo arranjo no perfil - A primeira modificação que você vai notar é o rearranjo na sua tela inicial.

Sua foto está maior e, no geral, há menos informações espalhadas pela tela. Ali você pode atualizar seu status (a ferramenta não é novidade, mas seu campo foi expandido).

Os depoimentos recebidos agora ficam encolhidos em uma barra logo abaixo dos aniversariantes - o Google resolveu colocar um simpático ícone de presente sobre a foto daqueles que aniversariam no dia.

Entre a foto do perfil e os depoimentos estão os contatos sugeridos pelo Orkut, dispostos em um efeito semelhante ao CoverFlow, criado pela Apple para facilitar a navegação em músicas do iTunes ou arquivos do Mac OS X.

O posicionamento da lista de amigos e das comunidades nas quais o usuário está inscrito não foi alterado.

Cinco cores diferentes - Se você cansou do tradicional azul claro que domina a interface do Orkut desde 2004, respire aliviado: o novo Orkut permite que você defina quatro novas cores (além do óbvio azul) para enfeitar seu perfil.

No canto superior direito da nova tela inicial é possível escolher que sua interface apareça em verde, laranja, lilás ou preto.

A modificação será restrita apenas aos convidados - se você mudar a cor do seu perfil para laranja e seu amigo ainda estiver no Orkut antigo, ele não verá a novidade.

Foco nas atualizações - A lista de atualizações dos seus contatos, algo adotado pelo Orkut no segundo semestre de 2007, ganha maior destaque em sua nova interface.

Logo abaixo dos depoimentos, o Orkut atualiza em tempo real ações suas e de seus contatos, como definições de status, publicações de fotos e vídeos e adições de novos amigos.

A maior novidade da ferramenta é a possibilidade de acrescentar comentários às atividades, o que aproxima o Orkut não apenas do serviço agregador FriendFeed como do rival Facebook.

Inicialmente, os comentários serão restritos apenas ao que usam a nova interface.

Amigos com barra de rolagem - Já tentou achar um amigo na sua lista e ser obrigado a recarregar a página de contatos após consultar um número determinado?

O novo Orkut agora permite que você navegue por seus amigos a partir do seu perfil sem carregar página atrás de página graças à uma barra de rolagem - ao chegar ao fim da lista, o Orkut carrega automaticamente novos contos.

Busca nas comunidades - Na versão antiga do Orkut, o box de amigos tinha uma barra de busca exclusiva que procurava os contatos à medida que o usuário digitava o nome. Agora, o box de comunidades conta com sistema semelhante.

A barra de busca para comunidades vai restringindo as comunidades nas quais o usuário está inscrito conforme ele digita as letras no teclado, algo que facilita a navegação pelos grupos.

Melhoria em fotos e vídeos - Ao publicar um álbum de fotos no novo Orkut, o usuário pode definir informações, como o nome do grupo ou das fotos, enquanto as imagens são publicadas no servidor do Google.

É possível ainda fazer edições básicas nas fotos, como rotacionar e escolher um arquivo para ser capa do álbum, e selecionar quais dos seus amigos terão permissão para ver e comentar as imagens.

Simultaneamente, a visualização de vídeos no novo Orkut ganhou melhorias - ao apertar o play, os vídeos do YouTube ganham maior destaque na interface do Orkut, integrados todos em uma mesma página.

Fonte: IDGNOW