Versão final para atualização do Windows vaza no site da Microsoft

Versão final para atualização do Windows vaza no site da Microsoft

Windows 8.1 Update 1 traz mudanças consideráveis na interface Metro do sistema

A aguardada atualização Windows 8.1 Update teve sua versão final vazada nesta quinta-feira (7), a pouco menos de um mês de seu lançamento oficial. Curiosamente, os links para download do update são dos próprios servidores da Microsoft, mas a empresa já conseguiu retirá-los do ar. O chamado GDR 1 trata-se de um pacote de mudanças para tornar o Windows 8.1 mais intuitivo para usuários de computadores com teclados e mouses, sem funções de tela touchscreen como nos tablets de híbridos.

Esse não é o primeiro vazamento da atualização do Windows 8.1, que ainda não tem nome definido, porém trata-se da versão RTM (Release to manufacturing) vinda direto da Microsoft. Em outras palavras, esta é uma edição já finalizada do sistema e que é enviada pouco antes do lançamento para que as fabricantes possam equipar seus novos computadores com a versão mais recente do Windows 8.1 antes que eles cheguem às lojas. Até então, todas os vazamentos se tratavam de testes (build).

Um Windows para mouse e teclado

Ao contrário da atualização do Windows 8 para o 8.1, não se deve esperar novas funcionalidades para o sistema. No entanto, as principais mudanças preparadas pela Microsoft estão focadas no uso da plataforma em PCs convencionais com teclado e mouse, que têm despertado muita crítica e resistência por parte dos usuários. Em PCs com tela sensível ao toque, boa parte delas não serão aplicadas.

Área de Trabalho

O novo Windows será iniciado diretamente na área de trabalho e não mais no menu Iniciar. Essa opção já estava disponível na versão 8.1, porém agora se tornará padrão.

Outras mudanças dizem respeito à tela Iniciar: ela ainda continuará na nova interface, porém foram adicionados um botão de desligar e de pesquisa no canto superior direito. Além disso, ao clicar com o botão direito em qualquer live tile do menu, será exibida uma janela pop-up no estilo das versões antigas do sistema.

Barra de tarefas lembra Windows 7

A atualização traz ainda a possibilidade de fixar aplicativos da loja diretamente na Barra de Tarefas e iniciá-los a partir do desktop, como no Windows 7. Com isso, o usuário não precisará ir até a Tela Iniciar para abrir um aplicativo da interface Modern (antiga Metro). Esses programas ganharam ainda uma barra de títulos onde é possível minimizá-los ou fechá-los.

Além disso, enquanto estiverem abertos, seus ícones continuaram sendo exibidos na barra inferior do desktop e não só no gerenciador do lado esquerdo da tela, que também foi mantido.

Saiba como instalar

A atualização do Windows 8.1 vazada nesta quinta-feira (6) é composta por seis arquivos: KB2919442, KB2939087, KB2919355, KB2932046, KB2938439, KB2937592. Ao todo, o pacote completo tem 770 MB.

Antes de começar, lembre-se que a atualização serve apenas para a versão 64 bits do sistema. Se possível, faça também um backup do seu computador para garantir que nada será perdido em caso de falhas.

Se você conseguiu fazer o download de tudo antes que fosse retirado do ar pela Microsoft ou pretende se arriscar baixando através de outros servidores (o que não é recomendado) explicamos como atualizar o seu sistema operacional.

Em primeiro lugar, o update é composto por arquivos de preparação, pela atualização em si e por mudanças complementares. Sendo assim, é necessário seguir rigorosamente a ordem de instalação. Primeiramente, instale o arquivo KB2919442, seguido pelo KB2939087. Quando solicitado, reinicie o seu computador.

O terceiro arquivo a se instalado é o KB2919355, que se trata da atualização em si. Ele tem cerca de 700 MB e sua instalação pode demorar um bom tempo. Portanto, aguarde até que o processo seja completado e seu computador seja reiniciado. Após isso, instale os arquivos KB2932046, KB2938439 e KB2937592 nessa ordem. Ao fim de cada update, que não devem demorar muito, será necessário reiniciar o sistema.

Pronto! Seguindo rigorosamente esta ordem, o seu computador estará atualizado para o Windows 8.1 Update 1. Não é preciso fazer uma nova configuração de conta ou qualquer grande configuração, como na mudança do 8.0 para o 8.1.

Após finalizado o processo, você notará que a sua máquina será ligada diretamente na Área de trabalho e que o ícone da loja estará fixado na barra de tarefas.

Fonte: Tech Tudo