Vídeo de ladrão baleado tem versão com GTA e anão roubando bicicleta

Vídeo com roubo de Hornet e ladrão ferido ganha novas versões na web

O vídeo que mostra um assaltante sendo baleado por um policial militar após roubar uma moto em São Paulo ganhou paródias no YouTube e virou meme. A maioria das versões usa aspectos do jogo Grand Theft Auto (GTA), mas houve até mesmo um grupo que reencenou a ação na qual o alvo do roubo é uma bicicleta e o ladrão baleado é interpretado por um anão.


Vídeo de ladrão baleado tem versão com GTA e anão roubando bicicleta

O roubo que inspirou as paródias ocorreu no sábado (12) e as imagens foram registradas por uma câmera instalada no capacete do motociclista Anderson de Oliveira, de 35 anos. Logo após o vídeo original começaram a surgir as paródias feitas pelos internautas.

Uma das paródias que ganhou maior repercussão usa imagens da série GTA. O vídeo tem como base as imagens do jogo e o áudio original da conversa entre o ladrão e a vítima na gravação verdadeira.

A sigla em inglês GTA significa furto de veículos automotores ou ?roubo qualificado de carro?, em uma tradução livre para o português. A série se concentra em torno de protagonistas diferentes que tentam subir na hierarquia do submundo do crime.

A alusão ao GTA também ganha uma versão que usa as imagens originais com o áudio e artes gráficas do videogame. A trilha sonora do jogo é usada com a aplicação do fundo em movimento em relação aos personagens, que são mostrados um a um: vítima, criminosos e policial. As falas são legendadas e quando o bandido é atingido, aparece a inscrição ?se fodeu?, numa comparação com ?game over? ou ?fim de jogo?. Em outra versão do GTA, uma ambulância passa por cima do bandido.

Bicicleta

Já a paródia com o título ?Roubo da Hornet versão "Anão e Caloi" mostra um ciclista comentando o que sua bicicleta pode fazer quando é surpreendido por dois jovens em uma outra bike. Como no original, o condutor se afasta e o garupa salta armado. Um anão com boné e óculos escuros e uma arma, que aparenta ser de brinquedo, faz as vezes do ladrão Leonardo.

O diálogo entre o criminoso do vídeo paródia e o ciclista é uma brincadeira com a conversa original entre o assaltante a vítima roubada em São Paulo. ?Passa a Caloi, passa a Caloi?, diz o anão. ?Ta aí, ta aí?, responde o ciclista. ?Cadê o alarme??, pergunta o bandido de mentira. ?Cara isso é uma bicicleta?, responde a vítima.

?Cadê a arma??, indaga o criminoso do vídeo paródia. ?Não tenho arma não. Não sou policial não?, fala o jovem que é roubado na brincadeira.

Quando o anão se prepara para montar na bicicleta, é baleado na interpretação por um homem que faz disparos com uma arma falsa. ?Vai roubar no inferno. A minha bicicleta você não vai roubar não?, diz o ciclista. ?Brigado seu polícia?. Esse vídeo, publicado na terça-feira (15) passada, teve mais de 100 mil acessos até esta segunda-feira (21).

Outras versões

Na versão Pica Pau, o vídeo original é coberto por um áudio com narrativa feita como no desenho animado do personagem. Cita os problemas numa cidade grande e o narrador pede o replay do bandido baleado. ?Para redobrar o seu prazer vamos repetir a cena?, diz.

Os tiros feitos pelo PM também foram usados para tirar sarro. O som ?pow! pow!? é inserido numa brincadeira com os bonecos Teletubbies. Outra piada é a inserção da música ?Dança da Motinha? no vídeo do roubo.

?Muito obrigado, senhor policial. O senhor tem meu apoio. Se quiser matar mais, fique à vontade?, diz um rapaz que postou um comentário sobre o vídeo feito por Anderson.

No Facebook, o criminoso aparece em fotos segurando uma bíblia no lugar da arma, dizendo que "só preciso de 5 minutos do seu tempo, senhor". E apontando uma máquina com a frase: "débito ou crédito, senhor?"

Caso de polícia

O criminoso baleado recebeu alta do Hospital do Tatuapé na quinta-feira (17) e foi levado para um Centro de Detenção Provisória (CDP). Não conseguimos localizar o advogado responsável pela defesa de Leonardo. O comparsa dele, também chamado Leonardo, continua sendo procurado.

O caso foi registrado no 10º Distrito Policial, na Penha, como tentativa de roubo de veículo e lesão corporal decorrente de intervenção policial. A moto da vítima foi apreendida e devolvida ao dono. O revólver do bandido, que tinha a numeração raspada, foi recolhido para perícia juntamente com a pistola .40 do policial. Também foram apreendidos R$ 177 que o criminoso levava.

O oficial da Polícia Militar que evitou o roubo de uma motocicleta e baleou o suspeito foi condecorado na sexta-feira (18) com a Láurea de Mérito Pessoal em 1º Grau, o grau mais alto da honraria da corporação, segundo a Secretaria da Segurança Pública. O nome dele não foi divulgado.

?A filmagem foi um desabafo para todo mundo, um protesto. Eu não esperava essa repercussão mundial. Fiquei feliz porque polícia prendeu o meliante?, falou Anderson, que disse ter sido entrevistado por empresas jornalísticas estrangeiras.

Fonte: G1