Vítimas de violência doméstica poderão recorrer ao SUS

Receberão acompanhamento psicológico e cirurgias plásticas reparado

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Agora é lei: o atendimento especializado para mulheres e vítimas de violência doméstica e sexual será oferecido pelo Sistema Único de Saúde (SUS). A notícia foi publicada no Diário Oficial da União nesta sexta-feira (31).

A Lei 13.427 de 2017 também garante às vítimas de violência doméstica acompanhamento psicológico e cirurgias plásticas reparadoras, caso sejam necessárias. As novas regras já estão valendo.

O Projeto de Lei do Senado (PLS) foi elaborado pela Comissão Parlamentar Mista de Inquérito da Violência Contra a Mulher, que resultou em 13 projetos de lei, em 2013. Os textos buscavam assegurar os direitos de vítimas de agressão.

O PLS foi aprovado primeiramente pelo Senado naquele ano, sofreu uma mudança feita na Câmara dos Deputados e então foi aprovado pelo Senado no último dia 7. O projeto original previa atendimento especial a vítimas de violência doméstica, mas a emenda aprovada pelos deputados e confirmada pelos senadores estendeu a proteção às vítimas de violência sexual.

Projeto original prevê que a mulher faça a denuncia no SUS

Em 2013, quando o projeto foi elaborado, a intenção era que a iniciativa humanizasse o atendimento, além de agilizar a emissão de laudos periciais. O objetivo do texto original era de que a mulher não precisasse se expor duas vezes, podendo fazer tanto o tratamento das lesões quanto a coleta dos indícios em um só lugar, reduzindo o constrangimento da vítima.

Desta forma, a mulher poderá se dirigir diretamente a uma unidade do SUS, onde a coleta das provas será feita. Após isso, o próprio SUS encaminhará as provas ao Instituto Médico Legal (IML), onde o médico legista fará o laudo técnico. Esses profissionais também passarão por um curso de humanização de atendimento às vítimas.

Denuncie pelo 180 

Ao discar 180, a mulher receberá apoio e orientações sobre como proceder em casos de violência doméstica e sexual. O serviço de utilidade pública orienta as mulheres em situação de violência sobre seus direitos. Tem o intuito de prestar uma escuta e acolhida nessas situações e fornecer informações sobre onde podem recorrer caso sofram algum tipo de violência. O atendimento funciona 24 horas, todos os dias da semana, inclusive finais de semana e feriados.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES