Vivo, Tim e Oi buscam parceria para compartilhar a oferta da rede de 4G

Vivo diz que busca parceiros para compartilhar rede 4G

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O presidente da Telefônica/Vivo, Antônio Carlos Valente, afirmou na manhã desta terça-feira (29) que a companhia está "trabalhando na identificação de parceiros" para o compartilhamento de infraestrutura para a oferta de internet de quarta geração (4G).

"Estamos em conversações com diversas empresas e estudando todas as possibilidades de compartilhamento, em diferentes níveis", afirmou Valente, que não quis dar detalhes sobre possíveis parceiros e quais tipos de compartilhamento podem ser feitos.

Segundo ele, a Telefônica aguarda o pronunciamento da Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) sobre alguns pontos do edital do leilão para concessão das frequências 4G, que poderiam restringir o compartilhamento completo entre as operadoras.

Na semana passada, representantes da TIM e da Oi confirmaram que estudam a construção de uma rede única de 4G, compartilhada entre as duas empresas.

O objetivo é reduzir custos e acelerar o atendimento do cronograma para implantação o serviço de quarta geração exigido pela Anatel.

Em abril de 2013, de acordo com o cronograma determinado pelo órgão, as teles devem iniciar as operações da tecnologia nas cidades-sede da Copa da Confederações (Belo Horizonte, Brasília, Fortaleza, Recife, Rio de Janeiro e Salvador).

O compartilhamento de rede, em discussão por algumas operadoras, iria além da divisão de infraestrutura física, como antenas e torres, que algumas operadoras, como a própria Telefônica/Vivo, já fazem.

Segundo Valente, o compartilhamento colabora para a viabilidade econômica dos projetos de 4G.

"É uma forma de melhorar o serviço e fazer o projeto economicamente mais viável", afirmou o executivo.

"Todos estão preocupados em como vai ser o desempenho dessas frequências [2,5GHz e 700MHz, licitadas pelo governo], e um dos pontos que contribui para que tenha um projeto melhor é que o compartilhamento seja mais acentuado", disse.

O executivo falou sobre o tema durante coletiva de imprensa na Campus Party, evento de tecnologia patrocinado pela Telefõnica/Vivo. O evento ocorre durante esta semana em São Paulo.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES