Wii U: novo Nintendo inova com um controle em forma de tablet

Wii U: novo Nintendo inova com um controle em forma de tablet

Conheça o Wii U, novo console com controle em forma de tablet da Nintendo

Se o Wii tivesse um filho com o Xbox 360, ele iria parecer com o novo console da Nintendo, agora chamado oficialmente de Wii U. Apresentado nesta terça-feira (7) durante a conferência da empresa japonesa na E3 em Los Angeles, Estados Unidos, o aparelho em si não chama tanta atenção. Na verdade, até a própria companhia voltou todos os olhares mesmo para o novo controle, uma espécie de híbrido entre um joystick convencional e um tablet. E promete uma revolução.



Com uma tela de 6,2 polegadas sensível ao toque, câmera frontal para videochamadas, giroscópio, acelerômetro, direcionais analógicos duplos (semelhantes ao do 3DS) e um digital, microfone, falantes, dois gatilhos (como o L e R do Dual Shock) e uma caneta stylus, o novo controle do Wii U pretende agradar os gamers casuais e hardcore. O formato mais lembra um tablet, com deformidades ergonômicas na traseira para garantir mais conforto na hora de jogar.

Mas o novo controle vai muito além de apenas servir como uma tela secundária caso alguém precise utilizar a TV enquanto o usuário está jogando. Ele pode também ser usado em conjunto com o próprio televisor, com a tela sensível ao toque servindo também para recursos de realidade aumentada.

A idéia da Nintendo parece ter sido agregar todas as formas possíveis de jogabilidade, incluindo retrocompatibilidade com acessórios do Wii, como o Wii Remote, Balance Board e todas as outras traquitanas lançadas até o momento. Vários games e protótipos exibidos na E3, inclusive, brincavam com a idéia de misturar todas essas possibilidades, com atenção especial aos modos multiplayer local e online.

Os gráficos do Wii U são em alta definição (demanda antiga de usuários do Wii original), com suporte à resolução Full HD (1920 x 1080 pixels) via cabo HDMI (ou resoluções mais baixas por meio de cabos S-video ou componente). A mídia utilizada é um formato proprietário: um disco de 12 cm de diâmetro de alta densidade, mas de mesmo tamanho dos DVDs do Wii. O processador é ?multi-core? (não foi especificado quantos núcleos) baseado na arquitetura IBM Power, há memória interna ?não especificada? (expansível via cartões SSD), quatro conectores USB 2.0 e suporte para até quatro Wii Remotes conectados (ou periféricos equivalentes). Ele possui 4,5 x 17,27 x 26,6 cm de medida.



Há a promessa de forte presença online, contando inclusive com a possibilidade de baixar expansões na rede da Nintendo. Entre a própria empresa e produtoras externas, temos alguns títulos confirmados: Batman: Arkham City, Assassin?s Creed, Dirt, Ghost Recon Online, Tekken, Metro Las Night, Aliens Colonial Marines, Niinja Gaiden 3: Razor?s Edge, Darksiders II, Super Smash Bros., um novo Zelda em HD, LEGO City Stories (com mundo aberto, quase como GTA) e vários protótipos, incluindo uma versão do New Super Mario Bros. que permite colocar os avatares Mii no próprio game.

O Nintendo Wii U ainda não tem data de lançamento, mas chegará ao mercado em 2012.

Fonte: www.techtudo.com.br