Yahoo adiciona novas patentes a processo contra o Facebook

Yahoo adiciona novas patentes a processo contra o Facebook

Site diz que rede social infringe uma série de direitos de sua propriedade

O Yahoo afirmou que o Facebook infringe outras duas de suas patentes, fazendo um adendo ao processo que o site entrou contra a rede social no meio de março, informa o site All Things Digital. Na ação original, o Yahoo afirmava que o Facebook infringia dez de duas patentes --agora, o número subiu para 12.

?A ação desta sexta-feira destaca a amplitude das violações do Facebook na propriedade intelectual do Yahoo?, disse um porta-voz do site ao All Things Digital. "Essas tecnologias são a base do nosso negócio que envolve mais de 700 milhões de visitantes únicos mensais e representam o espírito de inovação em que o Yahoo é construído?, declara a companhia.

Após a ação inicial do Yahoo, o Facebook contra-atacou e entrou com outro processo contra o site. Segundo a rede social, o Yahoo violou dez de suas patentes em áreas como publicidade, privacidade e serviços de mensagens.

Para aumentar seu portfólio de patentes e poder se defender no processo, a rede social comprou 750 patentes da IBM e 650 da Microsoft (a gigante do software fez uma grande compra de patentes da AOL). A companhia havia registrado 56 patentes e 503 aplicações até 31 de dezembro, disse a empresa em um documento registrado no Securities and Exchange Comission, regulador do mercado de capitais do país. Com a compra das patentes, o número deve crescer.

No dia 1º de fevereiro, o Facebook apresentou seus documentos aos órgãos regulatórios para fazer uma oferta inicial de ações (o chamado IPO) em que espera arrecadar US$ 5 bilhões. A estreia da rede social na bolsa de Nova York está prevista para maio, com o símbolo FB. A expectativa do mercado é que o IPO seja o maior para uma empresa de internet, superando o de quase US$ 2 bilhões do Google, feita em agosto de 2004.

Fonte: G1