Terceirizados do Hospital de Urgência de Teresina fazem manifestação no Plenário

Terceirizados do Hospital de Urgência de Teresina fazem manifestação no Plenário

Os funcionários terceirizados do Hospital de Urgência de Teresina afirmam estar aflitos em razão da troca da empresa gestora do hospital

Com a mudança da empresa gestora de serviços do Hospital de Urgência de Teresina Dr. Zenon Rocha (HUT), os servidores terceirizados estão aflitos, sem saber o destino de seus empregos.

Por esta razão se mobilizaram na manhã de ontem no Plenário da Câmara Municipal para sensibilizar os vereadores a intervirem na causa. Ontem, após a sessão, eles se reuniram na sala de comissões com alguns vereadores.

Membro da Comissão Trabalhadores Terceirizados do HUT, Cláudio Roberto Silva Morais, denuncia que nenhum dos 400 funcionários vinculados à antiga empresa gestora, a SERVSAN, está mais trabalhando no hospital. Acrescenta AINDA que no lugar dos antigos funcionários, a atual empresa contratou uma equipe de funcionários não qualificados.

?A maioria dos que estão lá não é qualificada e nós, que passamos por várias capacitações, estamos de fora. Ontem, corpos estavam jogados no necrotério?, afirma.

Ele informa que os trabalhadores não estão tomando partido por nenhuma empresa e querem apenas retornar aos seus postos de trabalho. ?A nossa luta é para se manter no hospital. O que existe ali é conluio político.

As empresas que contratam mão de obra têm que manter pelo menos a metade dos funcionários. A gente quer que uma parte dos antigos funcionários seja reaproveitada?, explica Cláudio.

A vereadora presidente da Comissão de Saúde, Teresa Brito, articulou na Câmara uma reunião com os manifestantes. Para ela, esta é uma situação delicada, onde tanto os funcionários como a sociedade teresinense estão prejudicados, por falta de mão de obra qualificada. ?Mesmo sendo pessoal da limpeza, de apoio, segurança...

Não se pode colocar qualquer pessoa para trabalhar no Hospital. Temos que resolver esta situação e saber se a SERVSAN vai demiti-los e a SERVFAZ contratá-los. O que nós queremos são funcionários qualificados?, afirma a vereadora.

Em busca da qualidade do serviço, Teresa Brito anuncia que uma comissão de vereadores vai fazer uma visita ao HUT na próxima semana. A data ainda não foi definida, mas de acordo com a vereadora, segunda-feira é a data mais provável para esta visita acontecer.

Na reunião de hoje com o vereador Ferreira e vereadores da comissão de Saúde - Teresa Brito, Antônio José Lira e Paixão - foi marcada uma nova reunião, dia 10/03, com Secretaria Municipal de Saúde, Ordem dos Advogados do Brasil, seccional Piauí (OAB -PI), Fundação Hospitalar, Direção do Hospital.

Fonte: Vicente de Paula