Teresina apresenta espetáculo de dança do ventre

Este espetáculo é uma realização da Cia de Dança do Ventre de Teresina

No próximo domingo, dia 08, a capital será palco de um grande espetáculo ?Encantando o Mundo com a Dança do Ventre?. Um festival que mostrará a mistura da cultura árabe com outros países através da beleza e dança juntos.

Este espetáculo é uma realização da Cia de Dança do Ventre de Teresina. Formada em 2000, por bailarinas amantes da dança do ventre, a Cia já realizou quatro espetáculos de dança, sendo os dois primeiros no Teresina Shopping (2001 e 2002) e os dois últimos no Teatro 4 de Setembro (2003 e 2005). Além disso, já realizou inúmeras apresentações em diversos locais como em festas empresariais (Paraíba, Banco do Brasil, etc.), casamentos, aniversários, dentre outros.

O espetáculo mostrará o Japão, Índia, Brasil e outros locais onde a dança do ventre deixou marcas. ?Nos iremos explicar, através da beleza da dança, como os movimentos árabes deixaram suas raízes em diversos lugares?, frisou Jackeline Zaied, dançarina, coreógrafa e diretora da Cia de Dança.

A dança do ventre é uma experiência que pode trazer muitos benefícios, por ser um exercício para mente, para o corpo e para a alma. No sentido biológico pode auxiliar regulando hormônios do aparelho reprodutor, aliviando cólicas, regulando o intestino, promovendo a irrigação sangüínea no útero (podendo oferecer maior fertilidade a mulher). Na estética ajuda a definindo o corpo feminino (modelando quadril, pernas cintura, braços, abdômen e glúteos), corrigindo a postura, aumentando a flexibilidade e alongamento, melhorando a coordenação motora e o equilíbrio. No lado psicológico promove o auto conhecimento, a auto estima e o despertar da mulher interior. No espiritual auxilia descongestionando os chakras e plexos através do despertar, liberando tensões, descontraindo , relaxando, libertando emoções reprimidas e purificando a mente. Para o lado intelectual auxilia no desenvolvendo da inteligência através do corpo (expressão corporal), inteligência espacial (capacidade de visualizar, criar e se mover pelo espaço), inteligência interpessoal (emocional), inteligência musical (aprendendo tempos, frases e ritmos). No âmbito sexual ajuda a descontrair e entrar em contato com o feminino.

Fonte: Liliane Pedrosa, Jornal Meio Norte